Banda Calypso, Prêmio Nobel e outros absurdos

Compartilhe este artigo!

Uma das coisas que mais me irrita na Internet é a INCAPACIDADE dos sites e blogs de AGREGAR conteúdo. Aparece uma notícia, eles replicam do jeito que chegou, botam a fonte e acham que fizeram trabalho. ALLLOU MCFLY, ACORDA, você é um xeroqueiro de luxo. Depois aparecem em eventos dizendo “eu trabalho em um poorrrrrrtal (enchem a boca) e não num bloguinho”. (para os bloguinhos xeroqueiros: Coloquem a PORRA da sua opinião junto da notícia, se não vão agregar informação factual ao menos COMENTEM)

Pois bem: Dezenas de portais, sites e blogs estão repetindo esta notícia:


fonte: Terra

Repetindo, em texto, pro Google indexar pois apesar de ter gente que não gosta eu vivo disso:

A banda paraense Calypso foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, segundo a assessoria da banda. A oficialização será realizada no dia 15 de fevereiro, um domingo.

A indicação de Joelma, Chimbinha e companhia deveu-se a seu relevante trabalho humanitário em prol dos carentes da região Norte, informa uma nota oficial do Comitê da Paz.

O evento oficial de indicação vai acontecer durante uma partida de futebol e uma apresentação da banda no estádio do Mangueirão. O preço do ingresso ainda não foi divulgado.

Absurdo, uma piada, desrespeito ao Nobel, bla bla e bla, certo?

Corretíssimo, merece um daqueles posts do kibe onde ele vai chamar de Banda KY, Banda Colapso ou outro trocadilho igualmente genial, mas eu não sou o kibe e estou me lixando pra Banda Calypso (exceto a Joelma, ela dá um caldo). O buraco aqui é mais embaixo.

Dentre os indignados um bom contingente está clamando BARRIGA, que alem do senhorio do Seu Madruga é gíria para quando um jornal publica notícia falsa sem-querer (quando é por querer chama-se linha editorial).

Eu concordo. Tem todo o cheiro, mas vamos apurar (apurar não dói, garotada) ao invés de acusar.

NENHUM, NENHUM dos sites que visitei diz nada sobre o tal Comitê da Paz, nem sobre o Nobel.
Well (come Maguila); em CINCO MINUTOS eu descobri, no site do Prémio Nobel que:

1 – TODAS as informações de indicações ou são rumores ou são vazamentos, o nome dos indicados é mantido secreto por 50 anos. Portanto não haverá confirmação oficial até a Banda Calypso ganhar (ou não).

2 – Somente entidades ganhadoras de outros anos, Governos, membros de cortes internacionais, membros de organizações ganhadoras, conselheiros da Fundação Nobel, reitores de universidades e professores de ciências sociais, história, filosofia ou teologia, diretores de institutos de pesquisa de paz (e mais um grupo) podem indicar alguém para o Nobel da Paz.

Isso já elimina a idéia de que a própria banda teria se indicado, para faturar uma divulgaçãozinha. Então, quem foi?

Nas “reportagens” (ok, pilha de xeroxes) falam de um tal “Comitê da Paz”, mas como todo bom bando de preguiçosos encostados os estagiários de redação não mexeram seus traseiros gordos para procurar o que seria esse tal comitê.

OK, bando de indolentes, eu achei. É esse aqui.

Foi fundado em 1996 por um tal Bispo João Pedro do Nascimento, que antes assinava como Professor. Ele é um Ex-Boina Azul da ONU. Como toda entidade filantrópica sem fins lucrativos a PRIMEIRA Principal Atividade deles é tentar convencer o Congresso a dar um aumento para as pensões dos ex-combatentes e participantes dos Boinas Azuis.

Também pretende prover assistência jurídica, fazer campanhas de arrecadação de fundos prover próteses para militares e afins, prover tratamento no exterior para necessitados, criar grupos de apoio a suicidas, creches, asilos, preservar a Amazônia e salvar o mundo das cáries.


Comandante, digo, Bispo João. O Papa e a Madre
Teresa no canto direito são meramente decorativos.

As intenções do sujeito são louváveis, mas a menos que você seja o Bill Gates fica difícil para uma ONG de Belo Horizonte cumprir essas metas.

Não tão louvável é o discurso de paz, fraternidade, amor entre os povos, quando vem com uma cartilha “Itens principais para sermos felizes” onde o 3o item diz:

3- Leia a Bíblia ou seu livro similar com fé no Altíssimo tudo depende de sua comunicação com seu Deus ÉLE É ÚNICO e a Oração lhe leva a Ele.

Menos, né, professor, digo, bispo João…

A Cartilha Infanto-Juvenil é um primor também, vejam o item 21:

21- Ao estar resfriado ou ter necessidade de assoar ou limpar o nariz faça-o com um lenço nunca com os próprios dedos e se tiver que espirrar ou qualquer outro gás (arroto), etc. fazê-lo com discrição especialmente desviando das pessoas e apoiando com lenço evitando causar mal estar ou contagiar pessoas.

Sim sinhô.

Mas… e a Banda Calypso?

Vejamos… o Bispo João Pedro do Nascimento É ex-Boina Azul. Ele não se qualifica como Ganhador, pois quem levou o Nobel da Paz foi a organização, não o indivíduo. Entretanto ele se enquadra como “diretor de instituto de pesquisa de paz”, e ser ex-Boina Azul conta.

Minha Interpretação Legal é que em teoria ele PODE indicar a Banda Calypso, como pode indicar até a mim.
Para a banda é uma senhora divulgação, quase tão eficiente quanto as coxas da Joelma, eleita uma das 100 mulheres mais sexy do mundo, pela VIP.

O Diário do Pará, que iniciou toda a história, publicou que foi feita inclusive uma cerimônia oficial, no Hotel Hilton, com a presença do Bispo.

Parabéns a ele, foi uma excelente estratégia para divulgar a ONG e aparecer em tudo que é jornal. Só não deu mais certo por não levar em conta a PREGUIÇA dos “profissionais” envolvidos, mais a usura ensandecida generalizada de dar links para quem quer que seja.

De  resto, cambada de foquinhas, mais Google e menos Copy/Paste, ok? Quem sabe assim vocês passam a ganhar mais respeito dos seus coleguinhas da mídia impressa.
 
Agradecimentos ao Byte que eu Gosto, pela dica da notícia, via twitter.



Compartilhe este artigo!