A Internet não acabará com os Tiranos, mas os deixará com cara de idiotas

Compartilhe este artigo!

Em um debate na penúltima Campus Party um jornalista um tanto ingênuo começou um discurso sobre como a Internet trará a Liberdade para os Oprimidos, Comida aos Famintos, exterminará toda a Tirania, mostrará que o Bem Vence o Mal, Espanta o Temporal, etc.

Retruquei com a pergunta retórica “como você me explica a China?”

Internet significa acesso a informação, mas só isso não basta. Se Informação fosse Poder as bibliotecárias dominariam o mundo, e a única bibliotecária mais ou menos poderosa que conheço é a Bárbara Gordon.

O Governo Chinês detém o poder político e o poder de facto, o que eles perderam com a Internet foi o poder de reescrever a realidade. O que já é mais do que gostariam de ter perdido, se bem que eu acho que não se tocaram, ainda.

É possível manter um governo totalitário com a Internet, não dá mais é pra chamar seu Povo de idiota.

Embora a Internet chinesa seja bem censurada, controlar o que se vê online é como arrebanhar gatos. Não dá. O vídeo da Cicarelli foi muito mais visto DEPOIS de proibido do que antes. Sites bloqueados significam clones imediatos espalhados pelo mundo.

A quantidade de fontes de informação online é MUITO grande, ela chega até o indivíduo. Antigamente se alguém quisesse censurar algo bastava mandar soldados para meia-dúzia de emissoras de TV, rádios e redações de jornais .

Hoje em dia TODO usuário de Internet com algo mais moderno que um Startac é um gerador de informação em potencial. Censurar essa quantidade de gente, sem aleijar a estrutura de comunicação do pais é inviável.

Em 1989 a cena acima percorreu o mundo, graças à CNN. A China Comunista ainda não estava acostumada com modernidades como transmissões via-satélite ao vivo. Depois disso toda equipe de TV estrangeira é acompanhada por um censor local, que corta na hora se algo for inconveniente.

O que não contaram é que a juventude chinesa já conta com celulares, laptops, etc.

Assim quando um dos prédios da TV Estatal Chinesa pegou fogo, às 21h de 9/2/09 (hora de Pequim) a ordem foi “censura!”

A televisão não parou a transmissão das festividades de ano-novo, simplesmente não reportaram o fogo. Só que todo mundo com um celular com câmera começou a postar nos Fóruns e blogs.

Logo alguém percebeu e posts em Fóruns falando do incêndio começaram a sumir.  Emails do Governo alertavam aos moderadores para não publicar mais nada sobre o incêndio, nem fotos, vídeos nem relatos, e direcionar somente para o link oficial da Agência de Notícias Estatal.

Pelo vídeo acima e as fotos que ilustram a matéria dá pra perceber que não funcionou muito bem.
Ponto para os Internautas chineses. Já os burocratas do Governo ficaram com a cara de sempre.

Fonte: Chinasmack



Compartilhe este artigo!