Anúncios do Google tem vírus, roubam nossos dados

Compartilhe este artigo!

O título, a uma primeira vista alarmista, é a mais pura verdade, e foi tirado deste post da Maysa.

Ela encontrou um anúncio no AdSense que levava simplesmente para uma página de Phishing, onde um picareta FDP criou um anúncio com o nome “hotmailbrasil.com.br / MSn Brasil Hotmail Brasil”, cuja URL verdadeira enviava para um redirecionador.

Lá uma tela de entrada imitando o Hotmail, pedindo dados e ainda tentando instalar um arquivo de nome Plug_Hotmail.exe.

Nós recebemos esse tipo de lixo todo dia por email, mas quando isso aparece em um banner do AdSense, o buraco é mais embaixo.

Não é a primeira vez. Essa semana a Internet foi tomada por um bando de picaretas que tentou empurrar um esquema de “créditos grátis” para telefones, usando ilegalmente o nome e a identidade visual da Oi. Essa página estava repleta de anúncios do AdSense.

Denunciei a mesma, por pura teimosia. O Google caga e anda para esse tipo de situação, como caga e anda para quem anuncia no AdSense.

Não digo nem questão de qualidade, digo questão de legalidade. A aprovação dos anúncios é automática, não há nenhum controle, o que deixa a porta aberta para estelionatários. Com isso o Google queima seu filme E o de todo mundo que veicula seus anúncios.

Como? É simples. Se alguém for prejudicado por um estelionatário desses e disser que pegou o tal vírus no SEU SITE, é VOCÊ quem terá que provar que não pegou (mas pegou). Não interessa que o anúncio seja do Google. Está veiculado no SEU SITE, é responsabilidade sua.

Todo, TODO meio de comunicação minimamente responsável tem critérios sérios para determinar que tipo de publicidade pode ser veiculada. Já o Google pelo visto assume a postura “dinheiro na mão, calcinha no chão”, mas o fiofó que entra na reta é o nosso.

“Do no evil” my ass.



Compartilhe este artigo!