Jesus não tem cabelo no país dos carecas

Compartilhe este artigo!

Marcelo Tas – a maior mente humorística… ok, da Band pelo menos

Hoje o clima fechou no Twitter. Entre os muitos fakes que surgem todos os dias um se destacou: Um sujeito pegou o Marcelo Tas pra Cristo, com um twitter fake dos mais cabeludos. O motivo do destaque foi única e exclusivamente a forma como o fake se apresentou, aparentemente copiando o nome do twitter do apresentador capilarmente prejudicado.

O truque não demorou para ser descoberto. Ao invés de escrever “MarceloTas” com um “L” minúsculo, o fake usava um “i” maiúsculo, ficando assim “MarceIoTas“. Na fonte padrão do Twitter, era quase indistinguível.

A diferença era o texto. Assim como o fake do José Serra, que apareceu no começo da semana, o fake do Marcelo Tas era… ruim. Não que as twittadas do verdadeiro sejam pérolas de sagacidade, não é o estilo, ele não está no Twitter para fazer humor, está para se comunicar com pessoas, passar links e mandar o roteiro do CQC toda semana.

Querer que ele seja engraçado só porque é o Marcelo Tas é se rebaixar ao nível de gente que encontra humorista na rua e diz “conta uma piada aí”.

Infelizmente o Tas abusou do direito ao não-bom-humor. Esquecendo que é um sujeito que vive de sacanear os outros, subiu nas tamancas ao ver o próprio nome como alvo de uma brincadeira.

Seus Twitts sobre o caso escalaram de forma alarmante, quase descontrolada. Vejam na sequência:

  • AVISO AOS NAVEGANTES: tem um clone bem bobinho dando reply aí no meu nome. Ignorem o cara!
  • Eis o truque do fake. Obrigado! RT @PauloQuerido Fake @marcelotas troca “L” por “i” maíusculo e cria identidade falsa (Via @Otatube)
  • Obrigado! E falsidade ideológica é crime previsto em lei RT @silvianasci Sátira tudo bem mas usar o nome da pessoa é falsidade ideológica.
  • Nada contra fakes
    sátira, alguns ótimos como o VF, mas enganar e até prejudicar vocês
    como está acontecendo não tem a menor graça!
  • No Fantástico, Tico Santa Cruz diz que processou seu clone por falsidade ideológica. Eu vou pelo mesmo caminho.
  • @THIAGOTOZI Como é possível descobrir um fake? Rastreamento de IP e queixa formal ao Twitter. Tem gente q não sabe: crime na net é crime!
  • Pra encerrar: nada contra sátira. O fato é que o fake já estava prejudicando alguns de vcs. Prometendo coisas em meu nome. É isso.

Uau. Perguntar a um político se ele é corrupto, ou dizer com todas as letras para uma atriz “eu ainda não comi você”, como um dos “comediantes” do CQC fez, tudo bem. Ser sacaneado por um fake, um fake ruim, não pode?

Por outro lado a ÚNICA característica redentora de um fake é ser bom. E o fake Marcelo Tas não era. Nem um pouco. Abusava dos palavrões, suas tentativas de humor eram chulas e era desrespeitoso. cheguei até a suspeitar que fosse algum dos “comediantes” do CQC. Vejam a pérola:

Isso é rasteiro. Isso realmente prejudica a imagem do Tas.

Porém -e sempre há um porém- o Tas não deu ao babaca a chance de se mostrar babaca, já chegou com 5 pedras na mão, sentindo-se imensamente atingido. Liberdade de Expressão não significa anarquia, longe disso, mas quem defende a Liberdade de Expressão, quem pegou o final de uma época bem ruim, onde ainda havia censura e olhos malignos atentos a tudo que fosse humor, deveria ser um pouco mais compreensivo.

Em nenhum momento ele coloca que tentou dialogar com o fake, a PRIMEIRA mensagem já prega bloqueio. É isso? Não gostou, censura?

O fake Tas era humor ou difamação? Como o Izzynobre colocou, não é falsidade ideológica criar um fake no Twitter. Chamar a seguidora para um teste do sofá em nome do Tas é calúnia e difamação? Não sei. Se for, qualquer um que postar uma notícia falsa estará sujeito a esse tipo de ação legal.

Fakes existem e vão continuar existindo. A maioria vive no ostracismo, como o tal fake do José Serra e o Fake da Dilma. Outros, como o Christian Pior, são tão bons que conseguem fazer mais sucesso do que o verdadeiro, no caso o Evandro Santo. Pois é, o Christian Pior, que é fake, tem 19000 seguidores, contra 8000 do Evandro, que nem por isso arrancou os cabelos (metaforicamente falando) como o Tas. Pelo contrário, o Pior tem a bênção do Evandro, e cá pra nós ainda tenho minhas dúvidas de sua não-veracidade, apesar de atestada pelo criador do personagem.

Nem todo fake é assim, claro. Eu acho que o fake Tas é um babaca. Fato. Eu acho que o Fake Tas cometeu o maior crime que um fake pode cometer, que é não ser engraçado. Eu acho que o fake Tas morreria em uma semana, quando o seu criador perdesse o interesse.

O grande erro aqui foi do próprio Marcelo Tas, que deveria estar careca de saber que a última coisa que se faz em um caso desses  é dar palco pra maluco.



Compartilhe este artigo!