Resenha: Blogging Heroes

Compartilhe este artigo!

Acabei de ler Blogging Heroes. Não me trouxe absolutamente nada de novo, não me acrescentou um pingo de informação mas foi a leitura mais gratificante de minha vida de blogueiro. Explica essa, Mr M.

OK, já que o Mestre de Todos os Sortilégios não vai explicar, explico eu:

Blogging Heroes, de Michael A. Banks
Editora Digerati 320 páginas
R$31,90 no Submarino

é uma compilação de entrevistas com megablogueiros, só topo de linha, gente que junta dá quase meio Interney.

Nas entrevistas blogueiros da Wired, Gizmodo, Engadget, BoingBoing, Ars Technica, o Scobble e gente de vários outros blogs falam sobre suas atividades, suas crenças, suas experiências.

Podemos ver os pontos em comum e as divergências entre eles. Há blogueiros que defendem ardentemente o ato de comentar em blogs de terceiros. Outros não o fazem por tempo ou questões contratuais.

O livro foi trivial para mim, por um lado, ao mostrar tanta gente falando coisas que defendo e/ou pratico. As dicas de como divulgar o Blog, as dicas de nunca fazer Spam de comentários são óbvias. Eu as sigo desde sempre.

Por outro lado foi muito gratificante ver que estou fazendo a coisa certa. Foi ótimo ler tanta gente aconselhando o que faço e aconselho. Em uma área onde todos começamos autodidatas, ter a legitimização  de seus pares é essencial. No mínimo se erramos, erramos juntos.

Um blogueiro experiente vai se beneficiar do livro? Sinceramente não. No máximo o Tabet, há muita ênfase em ser original e não copiar trabalho alheio. Já um blogueiro iniciante deveria ler Blogging Heroes como uma bíblia.

Agora, o pulo do gato: não são as lições repetidas o mais importante. O essencial, passado nas entrevistas é que há várias formas de blogar. Não há uma fórmula única não há um formato, um horário, um tema.

É possível um Blog de sucesso em qualquer nicho, desde que você o conheça bem e goste dele.

Outra lição importante: não vire escravo de SEO. Ninguém entra num Blog por causa do SEO. Pessoas querem conteúdo. Nas palavras de Eric T, do Internet Duct Tape:

“Se você conseguir fazer com que outras pessoas se interessem por aquilo que você escreve, então as ferramentas de busca irão segui-lo”



Compartilhe este artigo!