Eu Podo, a Info não Pode

Compartilhe este artigo!

As Internets estão chacoalhando os tubos hoje, com mensagens sobre este post do Info Plantão, que dizia:

Você tem um iPhone 3GS para emprestar?
Você, dono de iPhone 3GS, gostaria de ver um teste completo com o aparelho da Apple e outros celulares touch screen de última geração nas páginas da revista INFO de setembro e do INFO Online? Então, que tal nos emprestar o seu?

A reação geral está sendo negativa. Leitores estão se sentindo traídos, no mínimo decepcionados. A Info, da Editora Abril, que com o maior parque gráfico da América Latina deve imprimir até dinheiro deveria comprar todos os produtos que resenha (é, há essa percepção doida) não consegue… um iPhone?

Yes, Virginia, revistas não são feitas de papel-moeda, não tem orçamento infinito e muito menos linha direta com Steve Jobs. Se alguém da redação puxasse um iPhone 3GS do bolso dizendo “acabei de comprar em Miami”, seria imediatamente imobilizando enquanto alguém desmonta, fuça e escreve a resenha.

Isso vale pra Info e pra Wired.


Redação da Info, segundo percepção dos leitores

Só que não pode, Info. O MeioBit pode, mas vocês nunca vão ser o MeioBit. Nós somos um blog de tecnologia que por sorte (se dissermos competência acusam de mascarado) chegou num lugar de destaque na Internet brasileira.

Vocês são “A” revista de tecnologia do Grupo Abril. UMA página de publicidade de vocês cobre o nosso faturamento da semana (preguiça de acrescentar quinzena,mês, etc)

 O MeioBit recebe ofertas de leitores, dizendo que compraram gadgets e gostariam de resenhas, se fosse o caso emprestariam. A questão aqui é PERCEPÇÃO. A mulher de César tem que parecer honesta, não basta o ser. A Info mesmo em sua versão online não é um blog. Para o leitor é mais um braço de uma megacorporação transjornalística com recursos infinitos. Dois pesos, duas medidas. Ninguém disse que a vida é justa. Vamos testar. Esticarei a mão até o ombro, se for justa encostarei na mão da Luciana Vendramini, de papagaio de pirata, me chamando para a piscina.

Não, a vida não é justa. O máximo que podemos pedir é que seja consistente.

A Info errou ao achar que era povo. A Xuxa é povo. A Info online é uma versão informal da Revista da Abril, e será cobrada para que se comporte como tal, por mais irreal que seja esse comportamento.

Nome como Abril, Folha, Globo, isso traz um peso para quem é de fora. “É pro Fantástico?” É uma pergunta válida.

Essa percepção infelizmente tende a crescer. Eu tento podar toda vez que vejo nascer uma postura dessas por parte dos leitores, como no MSX Rio. Fui cobrir o evento, depois ficaram super-agradecidos pos nunca imaginavam que o MeioBit, que cobre eventos internacionais, desse atenção a algo tão pequeno. Hello? A gente tem liberdade justamente por isso, cobrimos o que é legal, grande ou pequeno.

A lição da Info vale pra todo mundo: Você não pode ACREDITAR na percepção que os leitores tem do seu veículo, mas deve respeitá-la. Se é errada, tente mudá-la, mas nunca assuma que O LEITOR é o errado. Ele não tem obrigação de conhecer a Glamourosa Vida Nas Redações, onde de dia ganha-se pullitzers, de tarde derruba-se o Nixon, de noite salta-se prédios com um único pulo e de madrugada come-se a Lois Lane.

Você é percebido como parte de seu veículo, sua empresa. Puxar um iPod sendo funcionário da Microsoft se tornará “Microsoft Prefere iPod”, nas manchetes. Cruel, mas é a vida.

De resto, relaxe e divirta-se com os comentários de quem viu o “erro no título” e não se deu ao trabalho de ler até aqui. Ao contrário da Info eu posso fazer esse tipo de brincadeira.



Compartilhe este artigo!