Palanque sim, poste nunca!

Compartilhe este artigo!

Ano que vem teremos a grande divisão de águas na blogosfera; com a autorização para publicidade eleitoral online os blogs serão invadidos. E essa competição pelo espaço publicitário não será necessariamente boa.

Até agora temos apenas apoio direto, como Pedro Dória fazendo campanha pro Gabeira, blogueiros usando sua pessoa física enquanto gente a nível de cerumano manifestando opinião, ou o indireto, com hordas de eleitrolls vasculhando e intimidando blogs com opiniões contrárias aos Partido (seja lá qual for ele), criando blogs anônimos caluniadores, etc. No vácuo do entre as duas pontas, entrará a publicidade online legítima, ativa e propositiva, digna dos maiores Estadistas de Sucupira.

O blogueiro que manifesta apoio explícito a um candidato curiosamente será o que menos se beneficiará. Com o risco de sofrer as acusações de sempre esse blogueiro fugirá de qualquer relação financeira com seu candidato.

Já os blogs que não tem foco em política terão que fazer uma escolha séria: ou profissionalização ou exploração.

Explico: o AdSense e outros programas de publicidade online serão inundados por propaganda eleitoral, direta ou indireta, velada ou não.

“OBA! DINHEIRO!”

Não. Sem querer cometer um ultraje dizendo isso, “dinheiro”  não é o termo a ser usado aqui. Os valores pagos estão longe da maravilha dos velhos tempos. O modelo de leilão não funciona para nós blogs quando os anunciantes se organizam. Faremos propaganda política pelo mesmo preço do Sagrado Coração de Maria ou algo assim.

Os leitores chatos irão te acusar da mesma forma, seu site ficará parecendo muro de subúrbio perto do trilho do trem e dinheiro que é bom, nada.

É preciso amadurecer. Blogs não são mídia, são veículos individuais. O que publicamos aqui é de nossa responsabilidade pessoal. Não temos a autonomia de um jornal que publica classificados moralmente questionáveis sem ser nunca questionado.

Por outro lado os blogs profissionais não podem se dar ao luxo de tanta pureza.

Continuo defendendo a idéia de que podemos vender espaço sem vender opinião. O Globo cansou de publicar anúncios com longos textos de seu maior desafeto, Leonel Brizola. Política é só mais um produto. Vendido por marketeiros, comprado por consumidores.

No caso das eleições um Blog com AdSense que não queira se “comprometer” terá um ano terrível em 2010. Será todo dia bloqueando anúncios e se explicando aos leitores.

Qual minha proposta? Mate o AdSense, e todos os programas semelhantes que seu blog veicula.

Durante o período eleitoral utilize somente publicidade direta.

Crie um mídia kit com os dados de seu Blog, especialmente para candidatos. Defina o que pode e o que não pode. Exemplo: anúncios dizendo “este Blog apóia fulano”. Crie uma política de preços (muito) diferenciada e lembre-se que candidatos em geral não pagam.

Avisei aos leitores que seu Blog irá veicular publicidade eleitoral. Seja transparente. Deixe claro no mídia kit que o conteúdo do Blog não será afetado pela relação comercial. Se quiser transparência mesmo, torne o mídia kit público.

A seguir algumas dicas para sobreviver como mídia no mundo eleitoral:

1 – Cobre adiantado. Seu valor é irrisório comparado a veículos de verdade. Garanto que gastarão mais em chaveiros do que em toda a mídia online. Políticos são notórios caloteiros. Se grandes fornecedores ralam anos pra receber, imagine você com seu blogueeenho.

2 – Não aceite exclusividade exceto se for um candidato que você apóie. do contrário você estará apoiando.

3 –  não aceite publicidade que se refira diretamente ao Blog ou sua pessoa. publicidade testemunhal é muito mais cara, mas no caso de política não há dinheiro que pague. (há sim, me liguem)

4 – Não tenha medo de recusar publicidade de candidatos especialmente nefastos. seu Blog não é uma democracia e ao contrário do que se
imagina, nos puteiros a última palavra é sempre da puta.

5 – Não perca tempo discutindo com os chatos. Lembre-os que não só eles não pagam suas contas, como na mídia tradicional a alternativa é o
horário eleitoral gratuito.

6 – Instale aprenda e use o Google Ad Manager. será muito mais fácil gerenciar campanhas assim.

7 – Cuidado com agências. Você irá receber uma fração do que receberia com o contato direto com o candidato, e as assessorias eleitorais já
estão alfabetizadas em Internet o suficiente para andarem com as próprias pernas.

8 – Seja pró-ativo. Venda seu peixe agora, não espere um assessor qualquer lembrar do seu Blog.

9 – Evite Peixadas. O QI do QI vai voltar pra te assombrar. Amizade e networking sim, esqueminhas não.

10  – Deixe pelo menos um banner do AdSense, just in case.

11 – Não caia na sedução de candidatos simpáticos. Se você apóia a causa dê 15% de desconto. Gratuidade nunca. O Blog é sua fonte de renda e o seu querido candidato ostentará uma capa élfica quando o Seu Barriga vier cobrar o aluguel.

12 – Estude Geolocalização. Vender espaço com cobertura regional será bem mais rentável do que uma audiência indiscriminada.

13 – Entenda a eleição como um evento sazonal. Extrapole e pense em quantos já perdeu por ficar sentado na própria bunda esperando o Mundo reconhecer sua genialidade e encher sua porta de dinheiro, Cardoso.

14 – Prepare-se para os trolls. Eles ficarão indignados por você “apoiar” candidatos, sejam eles quais forem. Não responda. Ignore.

15 – Feche comentários de publieditoriais políticos. Nunca dão certo e você não ganha para moderam Fórum.

NOTA:

As dicas acima são para blogs profissionais que veiculam publicidade e pretendem faturar algum com a propaganda política das eleições 2010.  Se você ainda não se enquadra e pretende, cai dentro. Se não é sua praia, vá na fé. Existem milhares de motivos para ter um Blog. Todos são válidos e ganhar dinheiro é só mais um.

De resto, se na pior das hipóteses você ajudar a reeleger o Sarney sempre pode perguntar “tem culpa eu?”, responderão “tem” e você “Oba!”



Compartilhe este artigo!