Descamisado sim, deschicletado não!

Compartilhe este artigo!

Durante algum tempo a LG fez uma promoção pra promover a Top Mount, uma daquelas geladeiras cheias de sacanagem. Envolvia tuiteiros escolhidos a dedo, mini-gincanas e os prêmios eram mínimos. Coisa como… porção de empadinhas.

O diferencial: Eram entregues em casa, no mesmo dia, em geral naquele final de tarde quando a fome começa a bater. Pediam muito pouco em troca, era uma brincadeira divertida e todos ficaram felizes.

Outro dia comecei a ver um zum-zum-zum, uma promoção da Trident atrás de um sujeito com razoável capacidade criativa e espírito aventureiro, deveria sair pelo mundo de sunga vermelha, visitando 7 países atrás de aventuras radicais. Junto com ele uma turminha do barulho, na maior adrenalina.

Para minha surpresa, chega aqui em casa um tubo. Como veio da Espalhe, pensei logo na Vingança do Manson. Procurei por tique-taques, levei pro aeroporto pra passar no Raio-X, nada. Decidi abrir e sim, era A Vigança do Manson:

Ele mandou uma sunga, com convite para participar da promoção, deveria mandar vídeo usando o tal traje sumário, dizendo porquê ser escolhido como sunga boy e viajar pelo mundo. A viagem está sendo acompanhada via Twitter.

Problema: Eu conheço pessoalmente o Manson e o Gustavo. Eles sabem MUITO BEM que atividades atléticas não são o meu forte, e que a ÚLTIMA coisa que a Trident quer sou eu de sunga.

Problema 2: O Manson também sabe muito bem que eu adoro uma sacaneada bem-feita, e mandar a sunga pra mim foi na mosca. Eu TERIA que publicar com uma resposta a altura. No mínimo seria um vídeo usando a tal sunga.

Aqui entra a vantagem do blog, a gente pode parar tudo e arquitetar uma “vingança”, não temos o compromisso dos veículos mais engessados. Ao mandar o kit o Manson sabia disso. Também sabia que eu não iria ficar de mimimi “está me ofendendo”, etc.

Portanto, caro Manson, fica assim: Agradeço o convite mas vou ter que abrir mão da promoção, eu já tenho uma Cueca do Rambo, e ela não combina com a Sunga do 7 Splashs.

Aí alguém pergunta: Poxa, você fez um post divulgando a promoção da Trident por causa de uma sunga que não cabe e um pote de chicletes?

Não, fiz por causa de uma boa idéia.

O VALOR dos brindes não é necessariamente o fator principal que vai induzir um blog a divulgar o produto. A maior parte está na abordagem.

Anteontem recebi um telefonema de uma agência fazendo campanha para um cliente GRANDE. Grande eu digo com valor de mercado de 111 BILHÕES de dólares. A conversa foi mais ou menos assim:

“Oi, gostamos muito do seu blog e do seu twitter, bla bla bla. Estamos divulgando nossa nova campanha e queremos oferecer um presente para seus leitores. Você faria posts no blog e no twitter sobre a campanha, e o 10o leitor que retuitasse a mensagem ganharia uma camiseta.”

“OK, e o que eu levo nisso?”

“Ah, você pode ganhar uma camiseta também”

“Tá, mas estou falando de compensação financeira”

“Como assim”

“Grana, bufunfa, capim, show me the money”

“Ah, nós não estamos trabalhando com remuneração neste momento, mas isso seria uma forma de divulgar o seu Twitter”

“Thanks, but no thanks”

Depois disso recebi uma enorme quantidade de mensagens no MSN de blogueiros perguntando se eu havia recebido a tal proposta. Só para mostrar o nível de indignação, um dos blogueiros mais boa-moça do planeta depois do Nick Ellis descreveu assim a proposta:

 “Meio caracu. Meio não…completamente”

Não é questão de valor, nem do brinde. Eu já fiz divulgação em troca de camisetas.

Abordagem e planejamento são essenciais, assim como respeito. Você não aborda blogueiros que exercem sua função profissionalmente como se estivesse oferecendo camiseta pra time de várzea. Estamos falando de gente que viaja rotineiramente ao exterior, bancado por clientes. Nós não precisamos de uma “ajuda na divulgação do Twitter”.

O produto é bom, o cliente é excelente, até por isso estou preservando o nome, não merecem a queimação. Só precisam escolher melhor com quem trabalhar, fica complicado querer uma boa imagem em redes sociais, tratando os veículos e pessoas como pobres pedintes desesperados por qualquer esmola.

Nós gostamos de brindes E de idéias. São as duas formas (fora pagar) de conseguir divulgação em blogs. Pena, “ajudinha na divulgação”, estamos dispensando.

Até porque suas camisetas não combinam nem com a minha cueca do Rambo NEM com a sunga do 7 Splashs.



Compartilhe este artigo!