O Inferno dos Outros Somos Nós

Compartilhe este artigo!

Algum tempo atrás a banda canadense Sons of Maxwell descobriu que os vários adesivos “handle with careˆ, “fragile”, etc de seus instrumentos não foram respeitados pelos gorilas que cuidam da bagagem, e um violão Taylor de US$3500,00 foi detonado.

A United Airlines não quis pagar o prejuízo. Depois de meses de infrutíferas negociações, David Carrol, líder da banda fez o que sabia fazer: produziu um de três vídeos contando sua história. Isso resultou em nada menos que 1,5 milhões de visualizações em 3 dias. Desde 6 de Julho/2009 o vídeo acumula 6,5 MILHÕES de views. A história rendeu matérias na CNN, LA Times, Chicago Tribune, San Diego Union-Tribune e uma penca de outros sites.

CLARO, a United acionou o controle de danos, mas já foi tarde demais. O dono da Taylor Guitars não só se ofereceu para dar um violão personalizado novo para David Carrol, como ainda fez um vídeo com dicas sobre como embalar com segurança seus instrumentos.

Agora temos uma versão nacional. Os Detonautas[bb] estão em turnê, hoje tocariam no Ceará, mas a TAM atrasou seu vôo mas não segurou a conexão. Estão virados, pois o vôo seria 7 da manhã tiveram show ontem.

Perdidos no Aeroporto de Brasília, sua próxima conexão foi marcada para 13h. Nesse meio tempo a TAM se recusou a oferecer hotel, Sala VIP, qualquer apoio. Alimentação? Deram um voucher de R$13,00.

A banda está sentada no chão. Só que não estão de mãos atadas. Com netbooks e celulares estão transmitindo ao vivo e a cores o caos. Tico Santa Cruz, vocalista da banda e tuiteiro inveterado assumiu seu lado repórter e usando o TwitCam está mostrando o caos.

Resolveram fazer um sarau, os fãs estão curtindo um pocket show ao vivo, entre os protestos contra a TAM ouvimos música ao vivo.

Neste momento a notícia sem rosto de “vôos atrasados” se torna algo humano. A moça com um bebê no colo que passará o dia no aeroporto e perderá o casamento da irmã, o sujeito ameaçando quebrar o aeroporto, o pessoal desesperado por não conseguir viajar…

Com picos de mais de 350 espectadores simultâneos, a história já se espalhou pelo Twitter, a mídia tradicional já pegou a matéria. Uma repórter do Amaury Junior também presente acompanhou a saga da banda, e alguns minutos atrás uma equipe da Globo apareceu, filmando a transmissão do Tico.

Eu definitivamente não gostaria de ser velho hoje. Aqueles profissionais que têm certeza de que sabem de tudo, especialistas no que o público pensa e faz, mas que não têm email e acham que Internet é uma moda passageira. Esse pessoal vai sofrer MUITO ainda até entender o conceito de mídias sociais.

Não adianta criar ilha no Second Life e comunidade no Orkut, ou você tem uma equipe MUITO, MUITO ágil para apagar esses incêndios ou vão sofrer na mão da opinião pública. E, lamento dizer, o pessoal da antiga não tem a agilidade necessária para lidar com esses casos. É momento em que é preciso poder de decisão E ousadia.

Empresas burras temem mídias sociais e agem como reféns delas. Empresas inteligentes as usam a seu favor mesmo nos momentos mais críticos. Lembre-se, se a vida te der limões, diga “fodam-se os limões”, feche um restaurante, coloque todo mundo lá, monte um check-in remoto e contrate os Detonautas para um mini-show de emergência entretendo os passageiros até o embarque.

[ATUALIZAÇÃO]

DEFINITIVAMENTE a TAM não entende de mídias sociais OU tecnologia:



Compartilhe este artigo!