PalcoHSBC -Investindo em Conversações


Compartilhe este artigo!

Normalmente ações de divulgação envolvem compra de espaço para veiculação de campanhas, mas as mídias sociais chegaram para virar tudo de cabeça pra baixo. Em uma época onde o consumidor se mostra bem mais inteligente e organizado do que os marketeiros do Século passado acreditavam, a única forma de sobreviver é tratar seu cliente com respeito.

Eu vejo isso nas campanhas nos blogs. Antigamente era tudo encaixadinho, hoje quem manda texto pronto é exceção. O próximo passo foi transformar o consumidor em gerador de conteúdo.

Esse é o conceito da campanha SoapBox, não só ouvir o que as pessoas tem a dizer, mas dar espaço para que sejam ouvidas. Nos EUA por exemplo colocaram um palco no Madison Square Park, onde transeuntes (não me perguntem, nunca transeuntei) falam sobre imigração, família, liberdade, etc.

Os vídeos são gravados e exibidos no YouTube, com ampla divulgação.

No Brasil a campanha será chamada de PalcoHSBC. Pessoas comuns serão convidadas a Gravar vídeos em estádios, praças, pontos de concentração urbana de várias cidades, tudo disponibilizado no canal oficial no YouTube.

Haverá PalcoHSBC em Curitiba São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Campinas, Salvador, Campo Grande e Recife

Fotos também serão aceitas, podendo inclusive ser selecionadas para uma campanha publicitária em 2010.

Nos blogs, ao invés de pagar por banners e mostrar a marca, como fazem os que vivem no distante Século XX, o HSBC fechou parcerias com o Contraditorium e outros blogs (mas o principal é o Contraditorium, dizem As Vozes) para fazermos o que fazemos melhor: Promover conversações, estimular debate.

A idéia é simples: Está vendo a janelinha na barra lateral? Nela a cada semana aparecerá um tema. Você pode escrever o que quiser sobre o assunto. Eu irei coletar os textos, publicarei no final de 7 dias, com minhas observações, e nos comentários quem quiser pode dar prosseguimento ao debate. 

É a chance do Contraditorium virar o SEU palco. Faça um texto bom, o resto é contigo. 

Dicas:

  • Escreva em um editor de texto, depois faça copy/paste.
  • Coloque nome e URL do seu blog, todos serão devidamente creditados e linkados. Usura, não!
  • Não fuja do tema, nem faça nada muito grande ou pequeno. Pense no tempo de quem vai ler

Agora as regrinhas:

  • Valem as regras dos comentários.
  • Textos fora do tema serão eliminados
  • Evite palavrões, até pq o uso excessivo os enfraquece

O Tema de Abertura é “o quanto a tecnologia já mudou a sua vida?”. No meu caso posso dizer que foi uma mudança radical, em todos os campos. Da lente de contato que uso e me livrou dos óculos ao antihistamínico que me permite conviver com poeira sem me desfazer em espirros. 

Vivemos permeados pela tecnologia, mas não tem a mesma importância para todos. Ou tem? Do que você poderia abrir mão sem sofrer muito, e o quê você daria um braço mas não viveria sem? 

Use o quadro ao lado: Responda, comente, discuta, conteste.

O palco é seu.



Compartilhe este artigo!