Propaganda Social Enganosa é Crime Social?

Compartilhe este artigo!

Hoje vi no Sedentário um post com a promoção do Repelex. Lembra, aquele repelente de mosquitos e blogueiros que mandou spam pra Deus e o Mundo oferecendo incríveis kits de repelente em troca de divulgação?

Pois é. Resolvi visitar o site da promoção, depois que li um comentário que me assustou. Vamos lá, o site é este aqui. OK, uma ilustração genérica, bla bla bla, e a chamada da promoção:

 

ScreenShot031

“As 2 respostas mais criativas ganham uma viagem para Ilhabela – SP para toda a família” Guarde em sua mente o termo viagem.

Vamos consultar o regulamento, pois há asteriscos e asteriscos são coisas malignas.

 

Artigo 17 do regulamento:

A cada vencedor do concurso caberá a premiação  de  1 final de semana (sexta à domingo) para até 4 pessoas, com direito a café da manhã, no Ilha Flat hotel.

OK, então não estão incluídas despesas de almoço e janta, o que já aumenta consideravelmente o custo de uma viagem. Também vemos que o conceito de “toda a família” do Repelex se resume a 4 pessoas.

É claro que não acho correto uma Octomom levar seus 18 filhos, ou então brigar dizendo que cunhado é parente sim e tem que ir de graça, mas então não colocassem “toda a família”.

Se bem que o problema maior não é nem essa limitação.

O que você entende por “ganhou uma viagem”? Quando rolou o Porto Cai na Rede, tudo estava incluído, principalmente PASSAGENS.

Veja o resto do Artigo 17 e o 17.1:

Os vencedores receberão 1 voucher  cada,  válido  para  o  período  de  4  de  janeiro  de  2010  até  31  de março  de  2010. Os vouchers  não  são  válidos  em  feriados. 

17.1 A premiação não inclui eventuais despesas do ganhador para receber os prêmios.

ISSO MESMO QUE VOCÊ ESTÁ LENDO!  O Prêmio, que dizem com TODAS as letras ser uma “viagem” na verdade é só uma ESTADIA, e você que se vire para sair de qualquer lugar do Brasil para chegar até Ilhabela. E leve marmita para roubar pão de queijo do café da manhã, ou vai morrer na grana do almoço.

Eu considero esse tipo de promoção ENGANOSA, é uma falta de respeito com o consumidor que se dispõe a participar do concurso. Pior, é MESQUINHARIA.

Equivale a dar um final de semana no Hilton Las Vegas (sai por menos de US$300,00) mas a passagem é por sua conta. Aliás, não equivale NÃO, pois usei o termo “um final de semana”, e não uma VIAGEM para o Hilton Las Vegas.

Depois disso só posso dizer que o melhor adjetivo para caracterizar o Repelex com certeza é “repelente”.



Compartilhe este artigo!