Twittpocalipse Now!

Compartilhe este artigo!

Existem atitudes pouco inteligentes e atitudes muito menos inteligentes. Entre as pouco inteligentes está pisar na capa do Super-Homem. Não é recomendado. Falar “todo órfão é viado” pro Batman, também não recomendado.

Entre as atitudes MUITO menos inteligentes está o que a SouthwEast Airlines fez: Expulsaram o Kevin Smith (sim, That kevin Smith, diretor de Dogma, Chasing Amy e autor cult de quadrinhos) de um vôo. Alegação? Ele era gordo e precisava pagar por dois assentos.

Kevin Smith é gordo? Com certeza, ninguém nunca negou isso, nem sua esposa, a ex-playmate Jennifer Schwalbach:

kevin-smith

Kevin Smith está gordo o suficiente para ser expulso de um avião?

Definitivamente não. Nem preciso entrar em méritos próprios, há provas de que sujeitos muito mais gordos viajam ser ser incomodados:

Fat guy on plane

Segundo o próprio Kevin Smith ele já estava acomodado no assento, com cinto (sem extensão) e descanso de braço abaixado quando foi notificado por uma aeromoça que ele não poderia seguir viagem. Foi advertido que era um “risco de segurança”. Foi forçado a deixar a aeronave.

Em terra o pessoal do balcão reconheceu que não foi uma atitude correta e deram um voucher de US$100,00, mas a cagada já estava mega-hyper-totalmente feita.

Kevin Smith é ADORADO na Internet, tem 1,636,860 de seguidores REAIS no Twitter (chupa, Mano Menezes) e para piorar a situação acaba de lançar COP-OUT, um filme policial com nada menos que Bruce-Fucking-Willis.

O fato ocorreu duas horas atrás. O caso já foi parar na CBS, outros sites de notícias estão seguindo atrás.

Os EUA são um país de gordos, isso é fato. EU achei a coisa over, quando estive por lá. Discriminar alguém por ser gordo não faz o menor sentido, ainda mais quando não há razão para isso. Discriminar alguém de forma idiota, em plena era das redes sociais, é mais burro ainda.

Kevin Smith não fez por menos. Está SOLTANDO O VERBO NO TWITTER, descendo a lenha na SouthWest Airlines, criando um pesadelo de relações públicas como nunca antes na história deste país. Certo?

Mais ou menos. Lembram no caso da Nokia com o blog NokiaBR? Lembram que o Twitter da Nokia basicamente ignorou o fato e só deu uma resposta corporativa avisando de comunicados oficiais no dia seguinte?

south

A SouthWest Airlines está respondendo no Twitter, de forma pessoal, inclusive ao sujeito que comentou que detestaria ser a pessoa por trás do Twitter da empresa, comentário que recebeu como resposta que ele deveria detestar ser o NAMORADO da pessoa por trás do twitter da empresa.

A última mensagem avisa que os twits de Kevin Smith estão sendo lidos e ele receberá um telefonema ainda esta noite do Vice-Presidente de Relações Públicas da empresa.

O que temos aqui é o oposto do que costuma acontecer. Ninguém assumiu que é só “um babaca na Internet”, ninguém tentou menosprezar a situação. A empresa percebeu a cagada, o Tuiteiro teve AUTONOMIA para gerenciar a situação e principalmente, ESCALAR o problema.

Não tenha dúvida, a SouthWest soube do caso pelo Twitter. O mérito aqui é duplo: Usar o Twitter como fonte de informação E como canal de comunicação para desarmar a bomba. Quando a velha mídia tomar conhecimento do caso amanhã de manhã, haverá declarações E mensagens de ambos os lados, difícil não reconhecer o esforço da empresa em resolver a situação, quando estão trabalhando numa madrugada de sábado para isso.

É uma cagada de RP? Com certeza, mas está longe de ser a mega-epic-fail cagada que aconteceria se fosse uma empresa 9-to-5, ignorante de Internet que só fosse saber da situação segunda-feira, pelos jornais.

Entendeu agora porque você não deve escolher a agência mais barata e deixar seu estagiário cuidar da presença de sua empresa em Redes Sociais?



Compartilhe este artigo!