É a vida, é bonita e é bonita!

Compartilhe este artigo!

vida
Um dos melhores convites do ano foi o do Discovery Channel para a Premiere da série Discovery Vida. Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de assistir em tela de cinema um trabalho de altíssima qualidade como o que foi apresentado a uma plateia seleta de blogueiros e formadores de opinião.

O evento foi no Shopping Cidade Jardim, tão chique que nem sei como deixaram entrar blogueiros. O único estresse foi quando o Carlos Hotta resolveu tirar fotos de uma planta e um seguran;a do Shopping encarnou seu lado Agente Smith, latiu que não era permitido tirar fotos dentro do shopping e passou a perseguir Hotta e a Paula.

discoveryvida1
Já dentro do cinema fotos eram liberadas. Encontrei os suspeitos habituais, conheci vários leitores, peguei meu Combo grátis e minha cerveja de R$12,00 (ouch) e fui para a sala.

Benzadeus que sala!

É o melhor cinema que já vi na vida. Reparem nas poltronas:

discoveryvida2

 

Antes do filme fomos "brindados" com um show do Danilo Gentili. Ele fez o MESMO show do Nokia Camp, contou as MESMAS piadas e usou a mesma estratégia de dizer que não havia preparado nada. Assim os manés acham "nossa como ele é bom, improvisou tudo".

Quem acha que me viu rindo muito durante a apresentação, aviso: Estava vendo Big Bang Theory no meu celular.

vida4 A estratégia de contratar o Gentili foi brilhante, devo admitir: É uma aplicação prática da Teoria do Bode na Sala. Mesmo que houvesse algum erro ou falha durante o evento, o Gentili foi tão ruim que se tornou a base de comparação, diminuindo a importância de qualquer outra falha. Inclusive se  o cinema tivesse pegado fogo.

Depois das formas de vida primitivas evoluímos para a Vida propriamente dita.

Digamos que valeria  passar por dois shows do Gentili para ter visto o Discovery Vida.

As imagens são impressionantes, feito todo em Alta Definição o programa consegue ser épico e intimista ao mesmo tempo. Esqueça Mundo Animal e programas onde você vê um ponto na tela e tem que acreditar que é um leão. Aqui você vai ver o ponto de vista do próprio leão.

O segredo da série entretanto não está só nas imagens, mas no roteiro. O Vida não é feito por ecochatos (que em sua maioria não saem da cidade) e não fica pregando discurso ecológico. Ele assume que o espectador é inteligente o suficiente para deduzir por conta própria que aquilo precisa ser preservado.

Também não é daqueles documentários que mostram leões comendo tofu. Não há "natureza boazinha" no Discovery Vida. É bicho comendo bicho, Lei da Selva. O vilão de um segmento é o almoço de outro. Um lindo almoço, mas ainda almoço.

Um momento triste para mim foi o segmento sobre Macacos-Prego no Brasil. Ver os macacos colhendo cocos, descascando, deixando secar e depois utilizando pedras para abrir foi uma recriação perfeita da cena clássica de 2001 – Uma Odisséia no Espaço quando Amigo na Lua (sim, o hominídeo tinha nome) aprende a utilizar um osso como arma e dá início à nossa civilização.

Foi triste por saber que Arthur Clarke não iria ver aquilo. Sei que seria inevitável que ele soltasse um de seus aforismos favoritos: A Vida Imita a Arte.

Assistir séries como Vida me relembram que preciso ser pragmático. Por mais que fique indignado, no fundo sei que porcarias como 2012 e Nostradamus são o que financiam as imagens magníficas que acabei de ver.

O orçamento não foi divulgado, mas 4 anos de filmagens, 3000 horas de vídeo HD com certeza custaram mais que um filme brasileiro, e ao contrário da maioria destes, valeu cada centavo.

Disclaimer: Viajei a convite do Discovery Channel, mas a cerveja foi por minha conta.

A série Vida estréia dia 18 no Discovery Channel


As fotos da Premiere você pode ver neste set do Flickr mais informações: O site oficial do Discovery Vida



Compartilhe este artigo!