Faça sucesso mostrando seu salame

Compartilhe este artigo!

 

O vídeo acima é um viralzinho de raiz, mostra robôs de alto desempenho da Skynet ABB Robotics selecionando salames e colocando nas embalagens. Foi parar no BoingBoing e já tem mais de 72000 visualizações.

É o que geeks classificam como “coisa legal”. Não precisa de “passe adiante”, não precisa de “RT por favor” nem sequer de post pago. Um blogueiro mais pragmático chamaria de… pauta.

Curioso é que embora mostre uma parte do processo de embalagem dos produtos da Peperami, o “anunciante” é a fábrica dos robôs. Não passou pela cabeça do fabricante do petisco que seu processo industrial pudesse ser algo interessante, que pessoas gostariam de ver e naturalmente compartilhariam isso com os amigos.

Empresas contratam agências transadas para entrar em mídias sociais, gastam grana montando ações de emboscada, flash mobs, patrocinam eventos mas como todo mundo tendem a desprezar a prata da casa. Durante um evento da LG no Guarujá foi ótimo passear de lancha, ficar em hotel 5 estrelas na mordomia, mas do ponto de vista de blogueiro de tecnologia o MAIS produtivo foi quando fomos jantar e pudemos bater papo com os engenheiros da empresa.

O rolo da Stargate Studios teve 1,4 MILHÃO de visualizações no YouTube. Se resume a uma compilação do… trabalho deles, criando fundos em chromakey (sou das antigas) para séries de TV.

 

A viralização foi inevitável, mas se a empresa resolvesse investir em “mídias sociais” provavelmente contrataria alguém que inventaria algo mirabolante, completamente diferente, mais caro e que talvez não desse tanto resultado.

Portanto, seja você cliente OU agência, estude o produto, estude a fabricação, estude o dia-a-dia. Seja sabonete, seja um político. O José Serra, antes dos marketeiros ensinarem como se comportar em mídias sociais estava ganhando adeptos ao tuitar seu dia-a-dia, falar da neta, comentar seriados de televisão.

Isso mesmo, por um momento um monte de gente estava discutindo LOST com ele. O sonho dourado de todo marketeiro, humanizar seu candidato. Mas como ele estava agindo por conta própria, sem aconselhamento, estava errado. Agora virou mais do mesmo com seu tuiter burocrático.

“Ah, mas meu produto não tem nada demais, não se encaixa nisso que você falou”

Se você acredita nisso, já é tarde demais pra resolver in house. Contrate uma agência com os pés no chão, mostre explique ensine seu negócio e deixe que descubram o que você já nem percebe mais, por puro costume: Que seu negócio TEM SIM partes curiosas e atraentes.

Afinal, dificilmente você faz algo menos interessante do que embalar salame.



Compartilhe este artigo!