No futuro não viveremos no passado, por falta de passado

Compartilhe este artigo!

O aparelho da imagem é uma… calculadora. Casio PRIZM, com 16MB de armazenamento, 61KB (isso mesmo, KB) de memória para programas, display de alta resolução (pra uma calculadora) e algumas funções bem legais, como uma ferramenta para calcular os parâmetros de uma curva em uma imagem importada.

A parte surreal é que ela está sendo vendida (nem isso, anunciada) em 2010. OK, surreal mesmo é saber que ela venderá bem, como as HPs e Texas ainda vendem. Um grupo expressivo de profissionais ainda se sente mais a vontade usando uma calculadora do que um PDA, Notebook ou iPhone.

Esses são profissionais que ainda viveram em um tempo onde suas ferramentas escolhidas tinham alguma longevidade.

Era um tempo onde uma ferramenta seria aprendida e usada por toda uma vida. Hoje não existem mais ferramentas assim. Todas são efêmeras, qualquer um usando os softwares de dez anos atrás será considerado legalmente insano. Mais ainda, é impossível manter funcionando uma estrutura tecnológica tão antiga. Softwares não são pensados para isso, mesmo sistemas bem-sucedidos como o Windows XP já deixaram de receber atualizações, e ainda assim é um caso excepcional. Empresas com menos recursos que a Microsoft dificilmente garantiram seus produtos por tanto tempo.

Os profissionais da geração atual não tem mais a possibilidade de se acomodar em uma zona de conforto. Antigamente era possível aprender COBOL na faculdade e se aposentar como coboleiro. Hoje a maioria das tecnologias que um calouro usará em seu primeiro emprego não foram sequer inventadas. E não é só com tecnologia que acontece isso. Cinco anos atrás ninguém tinha sequer o conceito de especialista em mídias sociais, hoje toda agência de propaganda tem pelo menos um. Ao mesmo tempo o especialista em Internet que ganhou muito dinheiro com Second Life hoje morreria de fome, se não tivesse se adaptado. (alguns devem ter morrido, ou pior, virado atendimento)

A televisão passou décadas sem nenhum avanço significativo, agora mal os profissionais se acostumaram com a Alta Definição, tem que se adaptar ao 3D. Batendo na porta, a Interatividade e a não-linearidade da distribuição online de conteúdo.

Não temos carros voadores, mas fora isso o Futuro está sendo desafiante. Darwinista até o osso, demandando profissionais versáteis e com um grau de inteligência bem acima do mínimo exigido nas décadas passadas. É ruim para muita gente, principalmente para os que se deram ao luxo de ficar velhos. Já os outros, que gostam de matar um leão por dia estão adorando, pois melhor do que matar os pobres felinos só ter que criar um leão geneticamente modificado por dia, e é isso que o Mercado anda exigindo.

Quanto às calculadoras, ainda são úteis, tanto que um emulador oficial de HP 15C como o da imagem acima, rodando no iPhone custa apenas US$29,99, já  o  Submarino tem uma calculadora científica Casio de 664 funções por R$439,00. Well, ninguém falou que viver no passado era barato.



Compartilhe este artigo!