Propaganda para fodalhões em três lições

Compartilhe este artigo!

LIÇÃO 1

Comercial bem-produzido da Nova Schin, mas com idéia ZERO, baseado no bom e velho e medíocre conceito de colocar celebridades e esperar a ovelhização do público fazer com que consumam o produto:

Resultado:

novaschin

Resultado: Foi ao ar dia 28 de Janeiro, total de visualizações: 37.718. Viralização, zero.

Lição 2

Comercial bem-produzido da Volks, cujo único custo real foi o licenciamento da Marcha Imperial de Star Wars, falando para gerações que reconhecem a icônica imagem de Guerra nas Estrelas, passando conceito de família, fugindo do óbvio de usar um Darth Vader adulto ou sequer efeitos especiais:

staua

Resultado: For ao ar dia 2 de Fevereiro, total de visualizações: DEZ MILHÕES.

Lição 3

O Eden, um baiano meio desvirtuado escreve um post em seu blog falando o óbvio, que o comercial da Nova Schin é criativamente fraco, mais do mesmo. Compara (quase injustamente) com uma campanha da Heineken. Um post menor em um blog onde há excelentes e longas análises sobre publicidade, mas ali não há muito o que dizer mesmo, falta conceito, falta criação, é formulinha.

Do nada surge nos comentários um sujeito defendendo ardentemente a campanha. Com a sutileza que lhe é característica Eden escora nas 4 patas e escoiceia o sujeito pra longe. SEGUNDOS depois aparece OUTRO defendendo o primeiro. Os argumentos das únicas vozes discordantes são do tipo “se não gostou faz melhor”.

Eden, que já conhece seu gado e tem muitos anos de estrada nesta indústria vital foi direto no admin do WordPress, viu os IPs e descobriu que os dois detratores eram a mesma pessoa.

Leitores hackers implacáveis usaram suas ferramentas secretas (registro.br) e descobriram que não só o tal sujeito era realmente a mesma pessoa, como os comentários estavam sendo postados DA AGÊNCIA QUE CRIOU O FILME SEM-GRAÇA DA NOVA SCHIN!

Resultado: Um post com mais de 60 comentários descendo a lenha na Euro RSCG Brasil, um funcionário BURRO ainda tentando postar comentários negativos de dentro da agência e um post que já está na primeira página do Google para “nova schin fail”.

arrogant

Conclusão: Não confunda OPINIÃO com crítica injusta. Opinião não precisa ser contestada pois é dada em geral com respeito. Outro dia um sujeito apareceu no Twitter comentando sobre um texto meu: “não concordei com nada, mas estou sem tempo para detalhar”. Por pouco não respondi “vá e não pegue mais”, e por mais pouco ainda (sim, está correto) não agradeci. Isso é BEM diferente de “você só fala merda”.

Defender seu trabalho não é ficar cego. O comercial da Schin poderia ser justificado de inúmeras formas. O próprio Eden é capaz disso, se quiser. Só que isso não mudaria a opinião de quem acha fraco e pouco criativo usar fórmulas batidas, mesmo que eficientes (nota: não são). E a OPINIÃO CONTRÁRIA é o grande pecado, em um mundo acostumado a trolls e fodalhões que xingam muito todo mundo que não gosta do que eles gostam.

A regra é clara: Você não é obrigado a se justificar para quem não gosta de você, mas isso não te dá carta branca para não gostar de todo mundo que discorda.



Compartilhe este artigo!