Beijinho Beijinho, Pau Pauta

Compartilhe este artigo!

bush-kissnota: O pau acima é apenas um recurso estilístico para viabilizar a rima.

Hoje o Marcel começou uma brincadeira no Twitter, “reclamando” da falta de padronização no número de beijinhos usados em cumprimentos nos vários Estados do Brasil.

É confuso mesmo, se seu Estado padronizou um, a guria fica com cara de boba, bochecha ao vento esperando inutilmente. Se é um Estado com dois beijinhos e a mina é de um só, corre o risco dos movimentos dos rostos propiciarem um selinho acidental, o que em caso de blogueiros é o mesmo que Falha na Matrix, o Universo não comporta esse tipo de possibilidade.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas… e daí?

Resolvi ampliar a brincadeira, usando a “sabedoria das massas” para coletar dados sobre número de beijinhos em cada Estado. Em menos de uma hora tinha dados completos.

Qual a utilidade disso? Pergunte para algum jornalista que faz revistas e suplementos dominicais. É a típica matéria de capa, inócua, inofensiva, curiosa e que gera bastante discussão. Só que antigamente seria um INFERNO apurar todas essas informações. No mínimo o sujeito gastaria uma baba em DDD, fora que convenhamos quem conhece gente de todos os Estados, e ainda por cima LEMBRA quem é daonde?

Uma pauta que levaria um dia inteiro foi resolvida em menos de uma hora. Agora é só pegar os dados, gerar um infográfico bonitinho, “entrevistar” algumas pessoas e pronto, missão cumprida, matéria fechada, já pode beber.

A Internet é a Computação Gráfica do Jornalismo. Eu vi muito estudante e critico mala de cinema de mimimi dizendo que efeitos especiais matariam o cinema, quando era evidente que eles AMPLIAM a quantidade de histórias que podem ser contadas. A trilogia de Senhor dos Anéis jamais seria feita (direito) sem computação gráfica. Benjamin Button (críticos adoram, eu odiei) sem efeitos especiais seria um filme inviável. Sem efeitos visuais Forrest Gump perderia boa parte do lirismo e seria apenas uma história contada por um idiota, sem som ou fúria.

O jornalismo esperto e malemolente faz bom uso da Internet, mas pode fazer muito mais. A capacidade de apuração que as redes sociais propiciam é inigualável, a agilidade é superior a tudo que já foi inventado. Esqueça que falamos de beijinhos. Perceba, em menos de 1 hora conseguimos informações vindas de todos os Estados do país.

Óbvio que isso não deve ser usado para informações como disponibilidade de Insulina e soro antiofídico, ao menos não sem um esquema de reputação e confiabilidade para as fontes, mas para o dia a dia é excelente. Já usei o recurso durante apagões e muito rapidamente monta-se um quadro global.

Panorama Nacionais de Beijinhos

Com quantos beijinhos se cumprimenta uma pessoa? No Rio são dois, mas o valor varia de Estado para Estado. Confira:

 

Estado Beijinhos
RJ 2
SP 1
DF 2
PR 1
RO 2
RN 2
MG 3
SC 3
BA 2
MA 2
ES 2
TO 2
CE 2
PE 2
MS 1 ou nenhum
MT 1 ou nenhum
PI 2
SE 3
GO 2 ou 3
AC Se existisse, 2
AM 2 ou 1
AP 1 para locais, 2 pra gente de fora
PB 2
RR 1
RS 3
AL 2



Compartilhe este artigo!