O problema (e solução) da mulherada: falta de roupa pra lavar

Compartilhe este artigo!

[nota: Se o vídeo não estiver aparecendo, assista por este link aqui.]

É comum dizer que lugar de mulher é na cozinha, mas lembrando um anúncio que fiz para um curso feminino de cadetes muitos anos atrás, na realidade lugar de mulher é no tanque. Tem sido assim por milênios, e isso é o GRANDE obstáculo para que a mulher ganhe um mínimo de espaço fora de casa.

De todas as atividades domésticas lavar roupa é a mais intensiva. Boa parte do mundo ainda usa as mesmas técnicas de séculos atrás, buscando água nos rios, esquentando na fogueira, esfregando e torcendo. Isso leva horas, deixa a mulher exausta e consome o bem mais precioso que elas e todo mundo possui: TEMPO.

A popularização da máquina de lavar, hoje usada por 2 bilhões de pessoas deu a essas mulheres chance de fazer mais com seu tempo.

No vídeo acima Hans Rosling, aquele médico e estatístico sueco discute sobre a máquina de lavar, em uma apresentação do TED. “Os mais radicais militantes verdes usam máquina de lavar”. O ganho de tempo é imenso. E tempo é liberdade.

Hans conta como sua mãe explicou a ele, então com 4 anos, a vantagem da 1a máquina de lavar que a família comprou:

“Hans, nós colocamos a roupa suja, a máquina faz o trabalho e nós podemos ir à biblioteca”

No vídeo sobra até para a Dilma, elogiada como Ministra das Minas e Energia, com seu projeto de eletrificação, que possibilita a mulheres em condições carentes o primeiro passo para possuírem uma máquina de lavar, que se mostrou a mais importante ferramenta para o Feminismo, pois queimar sutiã é fácil, lavar dá trabalho.



Compartilhe este artigo!