Economizar água? NUNCA! Eu lembro dos dois frangos!

Compartilhe este artigo!

mad-max

Vamos brincar um pouco. Imagine…

Você tem 10 irmãos. Todos contribuem com o pouco que seja. Sua mãe pega o dinheiro, volta com dois frangos. Joga um fora, coloca o outro na mesa e diz: “Tem que dar pra todo mundo, economizem”.

Você e seus irmãos acham justo e correto e disputam quem come menos. Mais ainda: Vocês vigiam uns aos outros e ameaçam os irmãos que comem mais do que deveriam.

Sua mãe aplaude os esforços, pede dinheiro para comprar mais dois frangos pro dia seguinte, e repete o processo. 

Faz sentido? Deveria fazer, já que todo mundo acha super-legal mostrar que está economizando água, deixando de tomar banho, usando água suja pra lavar coisas, regando plantas com água de piscina, fazendo xixi no banho e deixando privada mijada pra só dar descarga na hora do Número 2? Estamos salvando o planeta!

Desperdício, claro, é algo ruim. Projetos de captação de águas pluviais para uso que não seja consumo humano são tão logicamente necessários que se não me engano a Legislação já exige, de prédios novos. O problema é que as pessoas estão entrando em um modo 1984 correndo atrás de culpados, algumas vezes com idéias que beiram a estupidez, como uma creatura, aproveitando a crise hídrica pra defender a própria agenda, ao dizer:

“Se as pessoas fossem veganas não teríamos falta de água”

Será mesmo, sua… tubércula? Bem, já cansei de ver gente defendendo que falta água porque alguém resolveu lavar a calçada.

Desculpem, mas os dados discordam.

No Brasil o consumo de água potável é:

  • 72% – Agricultura –  irrigação
  • 22% – Indústria
  • 6% – Consumo humano

fonte

Não vi NENHUM projeto ou proposta limitando o consumo na indústria, que em São Paulo, dizem, é bem grandinha, mas esse não é o maior problema. O problema são os frangos.

Em São Paulo A SABESP perde 31,2% da água tratada por falhas na rede, canos furados, falta de manutenção, manilhas estouradas. (fonte). A CEDAE no Rio tem perdas na casa de 50%. (fonte)

Imagine qualquer empresa do UNIVERSO que jogasse fora metade de sua produção. Por isso esses incompetentes conseguem ser monopolistas deficitários. Nem a Petrobrás conseguiu dar prejuízo, e em condições piores.

Tem VINTE E DOIS ANOS que esses incompetentes não constroem novos reservatórios (fonte), 50% da água captada e tratada vai pra vala (literalmente) por causa de falhas na tubulação DELES, que preferem torrar o dinheiro sei lá com o quê mas não fazendo manutenção, e agora EU tenho que salvar o planeta?

Eu apenas me recuso. Cidadania responsável também é cobrar do Poder Público que cumpra suas obrigações. Não vou prejudicar ainda mais a a minha qualidade de vida por causa deles. E se os ecochatos, que querem salvar o mundo mijando no box me acharem egoísta, azar o deles.

Isso se chama desobediência civil, e se você não percebeu minha atitude black bloc é porque estou de banho tomado.



Compartilhe este artigo!