modestamente

Compre e leia meu livro gratuito: O Buraco da Beatriz

3DFake

Desde que me entendo por gente e gosto de ler, e como ao invés de Dan Brown, Stephenie Meyer e similares eu comecei a ler com Júlio Verne, Fernando Sabino, Arthur Clarke e Marcos Rey, aprendi a escrever. Hoje, vendo que a quase totalidade da minha produção é literatura técnica, incluindo mais de dez livros e artigos em revistas, acho irônico que meu primeiro texto enviado (e publicado) tenha sido um conto na falecida revista Micro Sistemas. Sim, eu emplaquei uma historinha, em prosa, em uma revista de informática.

De lá pra cá muitas águas se passaram, e me  orgulho de ter criado um estilo próprio para escrever sobre ciência e tecnologia no MeioBit, mas um efeito colateral foi que abandonei os livros, mesmo com os blogs me incomodando em um ponto em especial: É um formato péssimo para popularizar conteúdo antigo.

O Livro

Este livro é uma tentativa de resgatar material comprovadamente bom, mas que estava enterrado pelas areias do tempo, ou seja lá como o Google chame a página 2 das buscas;

O problema: Eu detesto coletâneas. É um preconceito assumido e irracional. Alguns dos livros que mais gosto são coletâneas. Ray Bradbury faz coletâneas, Arthur Clarke faz coletâneas, todo contista e cronista que já viveu faz coletâneas. Até a Bíblia é essencialmente uma coletânea, e escolhida por comitê. E ao contrário de Deus ninguém se meteu na seleção do meu livro!

Nestas bem-traçadas linhas, afinal foram escritas no Word, recupero várias histórias, dou um vislumbre da vida de gente como Alan Turing, Grace Hoper, Roza Shanina. Conto histórias da Guerra Fria, histórias onde a Argentina se deu mal e histórias sobre cerveja.

São 22 histórias escritas entre ontem e 2009, acho.

Mesmo assim eu não me sinto confortável em vender este ebook. Olha meu preconceito. Acho que vocês, leitores, merecem material 100% inédito. Infelizmente eu não tenho como parar para produzir tanto material, então cheguei a um meio-termo:

Eu disponibilizo o livro gratuitamente, sem DRM, sem nenhuma exigência ou obrigação, você baixa, lê e se quiser pode fazer uma doação, que será muito bem-vinda.

Assim eu não violo a regra básica de nunca escrever de graça, e mantenho minha consciência limpa ao oferecer um material que teve todo um trabalho de coleta, revisão, atualização, formatação, conversão e espremeção da minha glândula de design, para fazer a capa e a logo nova do blog.

Se você quiser fazer uma doação, a casa é sua, use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal  com o email  cardoso@pobox.com. Não aceitamos Bitcoin.




“Eu poderia estar roubando,
eu poderia estar blogando…”

boston_panhandler_i_need_beer-300x286
Se não quiser doar nada, tudo bem, eu nem queria mesmo ;)

 

Para Baixar O Livro

O Buraco da Beatriz está disponível para iPad, Kindle, Android, etc. São 3 formatos principais: ePub, que funciona em tudo menos Kindle, AZW, que funciona nos Kindles e MOBI que funciona  em uns  leitores esquisitos aí.

É preciso apenas que você siga alguns passos e terá acesso ao livro:

  1. Curta a fanpage oficial
  2. Siga o perfil oficial no Twitter
  3. Use a App e envie esta página para 10 contatos
  4. Suba uma montagem segurando a capa do livro
  5. Ache 3 príncipes nigerianos e os convença a doar para meu fundo…

Nah, brincadeira. Eu DETESTO site que faz isso. Ou é de graça ou não é, de graça com condicional não rola.

Tome os links:

Claro, toda a verba arrecadada será destinada à minha ONG, a AMAVENDRAMINI, Associação de Moradores e Amigos da Luciana Vendramini. O que sobrar será investido em novos projetos.

E pra quem gosta de spoiler: O próximo livro será de divulgação científica, com pelo menos 50% de conteúdo inédito. Vocês merecem. 



Leia Também:

  • Vou baixar e obrigado por finalmente colocar Disqus! 8)

  • Hey, Cardoso, realmente quer três nigerianos doando no seu fundo? :o) Já baixando. Enviei uma grana, espero que dê para um chopp. Abraço.

  • Joselito Júnior

    chorando de satisfação e alegria, mandando direto pro kindle

  • Raph4

    Sensacional! Já baixado… amanhã devo iniciar a leitura!

    Só uma observação ou dúvida:
    “O Buraco da Beatriz está disponível para iPad, Kindle, Android, etc. São 3 formatos principais: ePub, que funciona em tudo menos Kindle, AZW, que funciona nos Kindles e MOBI que funciona em uns leitores esquisitos aí.”

    Tenho o Kindle Paperwhite e o que funciona nativamente é MOBI. Este AZW/AZW3 eu nunca utilizei… confere a informação?
    Até no FAQ do Kindle sobre enviar email com arquivos anexados, pede para utilizar o “Convert” apenas para o que não for .mobi… agora coçei a cabeça. Ué! :P

    • Jessi Zanelato

      Também uso MOBI no Paperwhite.

    • lumonte

      O formato nativo do kindle continua sendo azw (tudo que você comprar na amazon estará em azw), mas sim, há bastante tempo ele trata o mobi como se fosse nativo.

      • Raph4

        Perfeito! Isto esclarece a questão.

    • Leonardo

      mandei o formato AZW3 pro kindle pelo email e a Amazon me enviou uma mensagem avisando que o arquivo não iria pro aparelho pois esse formato não é sequer suportado. O_o

      • Jonathan Nazareth

        Você teria que colocar o arquivo .AZW3 diretamente no Kindle, através do USB. Aí daria certo. Mas, dá para enviar o arquivo .MOB por email que funciona.

  • Priscila

    Boa! Já baixado! E adorei o novo layout!

  • Jessi Zanelato

    Baixado e enviado pro Kindle. Obrigada!

  • Murilo Cardoso

    Tive que fazer uma doação, já dei dinheiro pra tanto autor merda que seria contra as leis da…de qualquer coisa não fazer uma contribuição para você tomar a sua gin-tônica. Obrigado pelo livro.

  • Fernando Lorenzon

    Que pena não ter a versão em papel. Seria divertido andar por aí com um livro chamado “O Buraco da Beatriz”, fazendo uma cara de pervertido enquanto lê.

    • Acho que vou imprimir, encadernar e fazer isso! >:)

    • Paula Piva

      Faz uma capa para o tablet com a capa do livro

    • Gustavo Borges

      Eu realmente pagaria uns bons 20 mangos por uma versão impressa.

      • 20 mangos? Tira o escorpião do bolso aí meu! 20 mangos é a doação para o digital! Um bem encadernado poderia sem um pouco mais cara com certeza!

  • Roberto Thot

    Cardoso, acompanho seu trabalho a um tempo, no momento não tenho como contribuir financeiramente, mas estou livre para ajudar em material visual caso precise (ilustrações, capa etc).

  • Legal!!! Certeza que vou conferir isso :D

  • Leooo

    Só espera o pagamento do cartão cair que eu já vou fazer uma doação.

  • jeanleonino

    Boa, Cardoso. Não rola usar o patreon (https://www.patreon.com/ )? Você tem muitos fãs que topariam doar dois, três, vinte reais. :) Se cada seguidor seu no twitter doasse um real por mês…

  • Luis

    Nossa não acredito, habilitou o Disqus!! agora da para trocar ideia com outros leitores.
    Eu não tenho preconceito quanto a texto antigo, vira e mexe sempre estou relendo alguma coisa aqui. Assim que comprar meu Kindle, baixo e contribuo.

    ps. Doação de qualquer valor esta valendo, não adianta pensar “doar 5 reais nem ajuda”, como não? Quatro doações já da um belo almoço de frutos do mar ;)

  • Não vejo a hora de começar a ler (e será com o Tucan Reader que conheci graças a vc)

  • Diogo Faria

    Aguardando ansiosamente o segundo livro! Cardoso é definitivamente (me desculpem os outros. rs) meu autor de textos favorito. ^^

    Que ótimo ter o disqus aqui agora. ^^

  • Gharcia

    Não sabia calcular o valor deste livro então peguei um dos meus livros mais queridos da infância. Para Gostar de Ler. Vol 3. (Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino) e fui ver o preço atual, virtual e no sebo.
    Como você, eles eram me falaram de um tempo que foi eternizado por eles.
    Acredito mesmo que são seus textos que procurarei pra relembrar como eram os do início do século 21.
    Então achei justo pagar a mesma coisa.
    Grato por tudo. E até a próxima.

    Nota: Alexandre? Sério? A-ha-ha!

  • tonnydourado

    Baixando. E quanto que tá a cerveja aí? Se pá mando um troco antes mesmo de ler, que em vc eu confio XD

  • Paulo Oliveira

    O melhor livro já publicado desde “A Vingança do Bastardo”, de Eleonora V. Vorsky, aquela velhota sem vergonha.

  • Caiado

    Bacana demais! Farei a doação com muita satisfação. É o mínimo que podemos fazer em troca de conteúdo de qualidade!

  • Saulo Benigno

    Disqus!! Parabéns pelo livro :D

  • Até você se rendeu ao Disqus, Cardoso?

  • W. W. Barros

    Vai colocar na loja do Kindle? Ou em outra livraria virtual qualquer?

  • Chicken Little

    “É preciso apenas que você siga alguns passos e terá acesso ao livro:”

    Esse momento me deu raiva. Depois vi que era o objetivo mesmo hehe

    Em casa vou baixar e fazer uma doação. Parabéns! Agora falta plantar a árvero e é nózes!

  • Em nome da Roza, que texto!

  • Pedro Marcitelli Neto

    Sensacional!

  • Marcio Fernando

    Acho que o arquivo no formato .mobi tem algum problema, as letras estão claras, quase não dá pra ler, quando troco de pagina ficam escuras e voltam a ficar claras, não é no livro todo que acontece isso. Cardoso adoro seus textos e na espera pelo proximo livro

  • Adriano Garcez

    Finalmente o Disqus por aqui!

    Não sei se meu Twit não correspondido teve algum peso nessa decisão, mas é bom ver o site ficando cada vez mais ativo depois de um certo tempo de inatividade.

    Lendo! E à espera de John Chosen!

  • Direto pro meu kindle. Cardoso manda muito bem nos seus textos.

  • Adriana Cabanelas

    Baixei e fiz uma doação. Aguardo ansiosamente o próximo, ciência é ❤❤. Mas…, e as aventuras do John Chosen, estou por fora, foi pra frente? Esse eu queria muito ler!

  • Juliano Martins

    Parabéns pela iniciativa Cardoso. Sempre acompanho seus textos. São excepcionais.

  • Cardoso, use o http://ebook.online-convert.com/convert-to-mobi para converter o PDF em qquer formato. Abs.

  • matheus_tux

    Valeu… Baixado e a contribuição ira em breve, com ctz :)

  • Luiz Moraes

    Já está na prateleira. Valeu Cardoso! Se prestar, rola doação. Rsrsrs

  • Baixando agora, doação virá em breve. Parabéns, Cardoso!

  • Vamos lá dar uma olhadinha no buraco da Beatriz…

  • Rodrigo Menezes

    Valeu! baixei e fiz minha doação! Aguardando o próximo!!

  • Parabéns pelo seu livro Cardoso, irei destrinchá-lo em pouco tempo, estava precisando de boa leitura. Será uma boa companhia no meu L520, hahaha!

  • Pedro_SS

    Parabéns Cardoso, sempre gostei muito dos seus textos e sempre indico para alguns amigos ler. Espero que tu escreva mais livros que eu doarei/comprarei com certeza.
    Já baixei e em seguida farei minha doação!

  • Baixei agora, começo a ler amanhã e contribuo no PayPal nos próximos dias.

  • Marcelo Douglas

    Conferindo aqui, valew!

  • Túlio Paschoalin Leão

    Baixei e li (ou reli, dependendo do texto) hoje, muito excelente Cardoso! Um cara até puxou conversa comigo no ônibus perguntando se eu estava estudando a história das Malvinas hahahahha. Já dei minha contribuição e aguardo o próximo!

  • Fernando Oliveira

    Ae Cardosão! Valeu pelo livro, ficou muito bom para as leituras da madrugada e de dia também! Foi um prazer enorme reler os textos, continue sempre escrevendo sobre ciência e outras ideias que você tiver! Abs.

  • Não doei, retribuí pelos 06 anos que pude conciliar aprendizado e humor em seus textos. Obrigado pela doação, Cardoso!
    Ah, e seus posts científicos são muito espirituosos! :D

  • Spaaace

    Faz tempo que acompanho o Contraditorium e suas matérias no Meio Bit, acho que li grande parte das histórias contidas no ebook mas estou relembrando-as. Parabéns, e estou ansioso para histórias inéditas.

    Não sei como funciona, mas não seria vantajoso você tentar disponibilizar este ebook nas lojas, como a Amazon? Aumentaria muito a visibilidade, bom, não sei se tem custos envolvidos nisso.

    E no capítulo “Em nome da Roza” pag. 20 do pdf, este trecho contém um erro “A Guerra cobrou seu preço. Roza era uma jovem pragmática para sua idade.
    Eu seu diário escreveu coisas como:”

  • Reclamações com o alt+f4? Genial.

  • Hélio Márcio Matos dos Santos

    Download e doação efetuados com sucesso. A doação é um agradecimento também pelos artigos de qualidade publicados no Meio Bit.

  • gilbras

    Baixei, lerei, contribuirei e até tuitaria(ei)… mas não sei por que cargas d’água (juro!) estou bloqueado pelo @ccardoso:disqus!

    Olha que eu mal tuíto… será que fiz alguma brincadeira sem graça algum dia? Eita.

  • Magno

    Li e reli depois para meus filhos, e esposa – eu precisava compartilhar com eles. Sensacional. Gostei muito e decidi que você merece meus dois cents. No dia dos F5 no Rio, eu era moleque, e ouvi o estrondo, ao ler a história me veio tudo a mente, foi emocionante, sim em algumas histórias lendo aqui, vi lágrima na minha esposa. Meu filhos, adolescentes, riram e curtiram muito, mas no fim ninguém gostou, incluindo eu, porque… já acabou? Pensando bem, não vou mais te dar meus dois cents… brincadeira! Parabéns e a ideia de outros livros é muito bem vinda!

  • Samuel Madeira

    Tô cum pobrema pa baixá seo moço :(

  • Leonardo Carneiro

    Salve Cardoso,

    O link do mobi não está funcionando =S. Pode dar uma olhada aí?

    Vlw

  • Enilson Ferreira Bastos

    Onde é que faz doação ou compra pelos meios regulares?

  • Jose X.

    Ray Bradbury faz coletâneas, Arthur Clarke faz coletâneas
    modéstia à parte

  • Fernanda Lizardo

    Baixei. Lerei com prazer :-)