Tirem suas mãos nojentas da princesa da minha infância!

Compartilhe este artigo!

boob-grab-star-wars-carrie-fisher-Chewbacca-princess-leia-hd-934x

Em um longínquo dia de 1977 eu me sentei em uma das duras cadeiras de madeira sem estofamento do Cine Paz, para ver um filme que só conhecia pelo nome, “Guerra nas Estrelas”, mas quando você tem oito anos de idade, isso basta.

Embalado pela magnífica música de John Williams acompanhei o letreiro,  que eu era jovem demais para perceber ser uma referência direta a Flash Gordon. Nele o primeiro nome mencionado é de uma tal Princesa Leia. 

vlcsnap-00004

Poxa, princesas são coisas de menina, só servem pra atrapalhar e ser resgatadas. Eu quero navinhas pew pew pew.

Eis que uma moça bonita em um vestido branco aparece comandando um robô. Uma princesa que mexe com robôs? hummm

vlcsnap-00005A nave da princesa é capturada pela mais incrível nave que já vi no cinema, aquele imenso e interminável Star Destroyer. Robôs malvados (levei ANOS pra aprender que os Stormtroopers eram clones) invadem e capturam os humanos. Um personagem muito malvado, todo de preto e com voz sinistra manda vasculharem tudo.
vlcsnap-00007

Mesmo com a nave dominada a princesa, com um blaster na mão se recusava a aceitar derrota. Antes de ser capturada ela ainda conseguiu matar um dos stormtroopers.vlcsnap-00009

Cercada de stormtroopers ela permanece altiva, mesmo quando levada à presença de Darth Vader. vlcsnap-00011 Ele a acusa de contrabandear informações para a Aliança Rebelde. Mesmo sendo verdade ela não se intimida, defende até o fim que é uma Senadora da República e aquela é uma nave consular.

 

A diferença de tamanho entre os dois acentuou a firmeza dela.

vlcsnap-00012 Já na Estrela da Morte, Leia é interrogada por Vader. Interrogada E torturada, em uma das cenas mais assustadoras para mim, que sempre odiei injeção.

 

Mesmo com os poderes de um Lord Sith e a tortura do Império, Leia não é derrotada.

vlcsnap-00013Leia é levada até o comandante da Estação, Grand Moff Tarkin, e também não se intimida. “reconheci seu fedor”.

Ela finalmente cede quando eleameaça destruir Alderaan, planeta-natal (ok, adotivo) da Princesa Leia caso ela não revele a localização da base rebelde.

Depois que Leia finalmente fala, Alderaan é destruído mesmo assim, mas ainda não sabem que ela deu a localização de uma base antiga, em Dantooine, já abandonada.

A princesa é enviada para a cela e fica aguardando execução. Enquanto isso Luke, Chewie e Obi-Wan, que estavam a caminho de Alderaan e vão parar na Estrela da Morte descobrem que a princesa está lá também, e tentam salvá-la.vlcsnap-00014Leia, a Princesa em Perigo assim que vê Luke entrando em sua cela sem pensar duas vezes solta a farpa “Você não é baixinho demais pra um stormtrooper?”

Ele revela ser Luke Skywalker e estar ali para salvá-la. Ela não se impressiona.
vlcsnap-00017Quando começam a fuga atrapalhada Leia percebe que precisa assumir o comando, e o faz, para contrariedade de Han Solo. Encurralados ela arranca o blaster da mão de Luke, dispara contra os soldados do Império, atira na porta da escotilha de lixo e assim conseguem fugir.

vlcsnap-00018Quando se dividem e Luke e Leia ficam presos na passarela, Leia dá cobertura, matando vários stormtroopers enquanto Luke lança seu gancho para saltarem o vão. O clássico beijo “pra dar sorte” é iniciativa dela. vlcsnap-00020

Depois disso eles conseguem fugir, Leia entrega os planos da Estrela da Morte, que é destruída e todos viram Heróis do Dia, condecorados pela maior autoridade presente, a Princesa.vlcsnap-00021No Império Contra-Ataca Leia e Han estão em processo de flerte, e ele não gosta muito quando ela obra e anda pras ameaças “eu vou embora”.  Mesmo assim eles deixam esse arranca-rabo de lado quando Luke some, e todos se esforçam para encontrá-lo.vlcsnap-00025Quando mais tarde Han começa a se gabar que de ela está caidinha por ele, a Princesa mostra quem manda; tasca um beijo em Luke. Que esse beijo vai assombrar os dois nos anos vindouros eles não sabem, claro.vlcsnap-00026Quando o império descobre a base secreta rebelde em Hoth, é preciso organizar as defesas para garantir a fuga do resto do pessoal. A Princesa mais uma vez comanda e instrui os pilotos.
vlcsnap-00028Já no asteróide kibado de Duna é preciso reparar a Alluminum Millenium Falcon. Quem está ajudando? Sim, a princesa. Além de tudo ela é mecânica. vlcsnap-00029Já em Bespin, enquanto Han relaxava por estar na cidade do amigo, Leia desconfiava ativamente de Lando Calrisian. Como sempre ela estava certa, ele trabalhava para o Império.vlcsnap-00030Quando Lando mudou de lado (de novo) a primeira reação de Chewie foi esganá-lo. Leia assumiu o controle e por pouco não deixou o Wookie terminar o serviço, mas quando ela falou pra parar, ele parou. Mesmo Chewbacca respeita a princesa.vlcsnap-00031Perseguidos pelos stormtroopers, Leia Lando e Chewie conseguem chegar ao Millenium Falcon. Han foi congelado em Carbonite, mas antes soltou a clássica frase-cafajeste respondendo ao “eu te amo” dela: “eu sei”.vlcsnap-00032 Na Millenium Falcon, fugindo do Império Leia sente que Luke precisa de ajuda, peita Lando e manda Chewie fazer a volta. vlcsnap-00033

Luke é resgatado, ganha uma mão nova e terminam lambendo as feridas e contemplando o próximo passo, que viria em Retorno de Jedi.vlcsnap-00034Aqui Han virou decoração de Jabba, o vilão mais asqueroso da trilogia e um dos mais poderosos. Um gangster comandando o submundo em Tatooine e outros sistemas, ele age impunemente, com poder de vida e morte sobre todos.vlcsnap-00035Quando Oola, uma de suas dançarinas recusa seus avanços Jabba a joga no poço do Rancor, para ter uma morte horrível.vlcsnap-00036É nesse ambiente que Leia se infiltra. Disfarçada de caçadora de recompensas ela leva Chewbacca como sua presa, o vende para Jabba e assim ganhar a confiança do gangster. Durante a noite ela liberta Han Solo.

vlcsnap-00039 vlcsnap-00040O plano não dá certo, Jabba captura todo mundo, mas mesmo assim Leia o ameaça. “Temos amigos poderosos”. Ele não se intimida, e resolve impor sua posição de poder humilhando a princesa.

Vestindo trajes sumários ela é presa acorrentada e tratada como um objeto por Jabba, que provavelmente planeja um destino horrível para ela. vlcsnap-00041 vlcsnap-00044Mas antes é preciso a humilhação final, ela ver seus amigos sofrerem horrivelmente digeridos por mil anos no estômago de Sarlacc. Só que aí entra o Plano B. Luke, que também havia sido capturado no último momento pega o sabre de luz lançado por R2D2 e começa a chacinar os soldados de Jabba.vlcsnap-00045Dentro da barca a princesa, humilhada, semi-nua, quebrada aproveita o momento e mostra que na verdade sempre esteve no controle da situação. Destrói os controles para os soldados de foram não verem dentro do compartimento, e parte pra cima de Jabba.

A jovem indefesa com um bikini de metal é uma guerreira. usando a corrente que a prende a seu captor, enforca Jabba sem dó nem piedade, pondo fim à miserável vida de um dos maiores vilões da Galáxia. Sozinha. Sem ajuda de ninguém.vlcsnap-00048 vlcsnap-00049 vlcsnap-00051 vlcsnap-00052

Já em Endor com Leia pilotando a speedbike ela e Luke saem atrás de stormtroopers que surpreenderam o grupo rebelde. Nessa ela mata mais de um.

vlcsnap-00056Depois de perder a moto, ela é encontrada por um Ewok, e começam a interagir, mas ela é rendida por dois stormtroopers. O Ewok, escondido distrai um dos soldados. Leia acerta o soldado com um pedaço de madeira, rouba seu blaster e mata o outro stormtrooper que tentava fugir para alertar a guarnição imperial.vlcsnap-00065vlcsnap-00066Mais adiante, com o ataque rebelde já em andamento Han e Leia são emboscados na porta da casamata imperial. Tudo parece estar perdido, Leia tomou um tiro no ombro, mas eis que ela mostra:vlcsnap-00057Está com o blaster na mão, escondido dos soldados pelo corpo do han. Ele respira aliviado e solta: “Eu te amo”.vlcsnap-00058Leia sorri e responde, fechando lindamente a simetria do filme anterior: “Eu sei”.
vlcsnap-00059Em seguida nossa princesa senta o dedo e enche os dois stormtroopers de chumbo-laser.

vlcsnap-00060 vlcsnap-00062

Até a chegada dessa personagem “Princesa” pra mim era sinônimo de inútil, personagens que só sabiam gritar e precisavam de um herói para salvar o dia. O que faz a Bela Adormecida? Nada. E a Branca de Neve? Nada, E besteira, ao aceitar maçãs de estranhos.

Leia Organa mostrou pra uma geração de crianças que personagens femininas podem ser fortes E femininas, não são amazonas isoladas do “mundo dos homens”, Ela faz parte do mundo, é respeitada por quem convive com ela, e quem não respeita, bem, pergunte ao Jabba.

Leia é a anti-heroína em perigo. Ela não pediu para ser resgatada, e quando o foi assumiu as rédeas do próprio resgate.  Quando seu companheiro / amigo / aliado precisou de ajuda, ela se voluntariou para uma missão muito perigosa, e ninguém a dissuadiu por “ser mulher”.

Leia em seu momento de maior humilhação ainda era senhora de si mesma, se recusou a ser uma vítima, e na primeira oportunidade matou seu algoz de forma hábil e implacável.

Leia é uma mulher normal, sem saber usar a Força, sem um Wookie para ajudar, mas mesmo assim é a personagem mais forte de Star Wars.

Por isso acho NOJENTO ler notícias como esta, que a Disney vai tirar de circulação os materiais com a figura da Slave Leia.

maxresdefault

Dizer que a Slave Leia é fan service para homens é.. ridículo. Alegam que é objetificação da personagem. Sim, CLARO QUE É, ela foi objetificada, pelo Jabba. Ele é um vilão, o que esperavam? Cupcakes?

A questão é que a Slave Leia não representa submissão, representa força e determinação, todo mundo que não viu o filme e está batendo palmas não entende, o bikini de metal não é humilhação, é o momento de maior triunfo individual da personagem.

Vergonha não é colocarem Leia num bikini de metal, vergonha é reduzirem ela a isso.

Banir a caracterização por achar “inadequada” é tirar de contexto totalmente, é ignorar a mensagem que você pode ser absolutamente fodona mesmo usando um bikini de metal.

O Cosplay de Slave Leia sempre foi um dos mais populares entre as fãs. Acho falta de respeito dizer que estão todas erradas, que a roupa não representa a força da personagem, mas sim objetificação.

6119114308_a478327e04_z

Afirmar essa sandice pode ser má-fé ou má-vontade de quem não conhece nem se interessa por Star Wars. Só sei que EU jamais falaria algo assim na cara de uma Slave Leia. Eu lembro o que aconteceu com Jabba.



Compartilhe este artigo!