Estamos bem: Militância do Século XIX defende pichadores neandertais.

Compartilhe este artigo!

São Paulo está pela enésima vez em guerra contra pichadores, mas nos tempos modernos onde tudo é binário maniqueísta e hiperbólico, retardados que sujam paredes alheias são elevados à condição de Michelangelo, se ele não tivesse sido autorizado a pintar a Capela Sistina. O grafite acima, do Banksy está sendo espalhado nas redes sociais lacradoras (sem crédito, claro) sem nenhuma preocupação em explicar a hipérbole, mas isso não é o problema.

Claro, pichadores perdem em todos os quesitos para nossos primos neandertais, que demonstravam qualidades artísticas reais, ao invés de assinar um nome qualquer com um rabisco incompreensível por pura territorialidade e ego. Ego também move a turma que tem um tesão obsessivo por pobre, se é periferia, tão dentro, e não, não estou falando das militantes lacradoras que querem saciar sua Febre da Selva dando pra refugiados.

Uma das muitas justificativas para a pichação é que são pobres excluídos da sociedade que não têm outro meio de se expressar. Não que consigam, quando o vocabulário se restringe ao apelido do sujeito, mas isso não atrapalha o Discurso de quem defende esse argumento. Hoje mesmo vi no Facebook um sujeito que escreveu:

“(…) o pixo é uma forma de manifestação e de expressão popular, de quem não detém o poder financeiro (e, por tabela, o poder da comunicação de massa)”

Eu escuto isso faz tempo. Não novidade, como tudo do discurso pronto da Militância Moderna, que acha que O Capital tem resposta pra tudo mesmo tendo sido publicado em 1867. O mais engraçado é que o sujeito que defende a pichação com esse discurso o faz usando uma rede social, com uma audiência potencial de milhões de pessoas.

O pessoal que acha que 1984 é um documentário não entende que é o contrário, hoje o Big Brother somos nós, hoje qualquer um que tenha uma mensagem que ressoe com o público fala com milhões de pessoas. Um idiota que picha uma parede não é um excluído da comunicação de massa, ele tem um celular, tem seus grupos de WhatsApp, tem canal no YouTube, ele picha por ser um idiota.

Dizer, em 2017 que alguém com dinheiro pra comprar boné de marca celular Samsung e lata de tinta é excluído por não ter onde se expressar não é má-fé, é ignorância, é reforçar a visão clássica da intelectualidade de esquerda: Povo é uma imensa massa inculta e impotente que precisa ser guiada e orientada para o Paraíso Socialista.

Eles acham que os funkeiros hoje estão aonde? Fazendo bailinho na laje esperando o executivo da gravadora passar perto da favela ouvir a música e oferecer o contrato? Tá todo mundo no YouTube. MC Livinho tem um clipe com 54 milhões de visualizações, isso é excluído aonde? Isso é comunicação de massa, meu brother. Tem canais de cabo que não conseguem isso em toda sua existência.

A militância precisa se adequar aos novos tempos, é preciso entender que alguns argumentos caducaram, a tecnologia democratizou a difusão de informação de tal forma que hoje você pode acompanhar um sujeito comprando um SIMCard em Kigali, Ruanda, hoje podemos acompanhar a vida de Sharifa, uma nativa da Somália casada com um Cambojano (não pergunte). Nenhum Reality Show chega perto. Nenhuma emissora aprovou pagou ou controlou, ELA é seu próprio meio de comunicação de massa.

Aceitar que as pessoas possuem em suas mãos o poder de se comunicar, de se expressar e afetar o mundo à sua volta é algo que não agrada a Militância, afinal de contas ELES são os salvadores da pátria, eles são a voz das comunidades, eles são os únicos tradutores do grito dos excluídos.

Desculpem, militantes, mas a tecnologia ultrapassou vocês. Aliás, ultrapassou não, atropelou sem dó nem piedade. Vocês são desnecessários, são um órgão vestigial, um apêndice anacrônico de um tempo em que as pessoas precisavam de babás. Não mais. Hoje a tecnologia deu ao Povo a voz que vocês nunca deram. Direta, sem intermediários. Sem donos.

E se você ainda duvida, caro leitor, pergunte-se: Qual a validade de defender pichação em São Paulo como “forma de manifestação e de expressão popular, de quem não detém o poder financeiro (e, por tabela, o poder da comunicação de massa)” quando gente de Regeneração, Piauí usa a Internet para veicular um rap de protesto, denunciando os problemas da cidade?



Compartilhe este artigo!