A panela existe mas a tampa está aberta

Compartilhe este artigo!

panela.jpg

Não é um crossposting com o Homem na Cozinha, mas é um assunto igualmente apetitoso: Apesar do protesto de muitos blogueiros da A-List brasileira, apesar de ter negado, no clássico artigo “Tio, me dá um link…“, percebo hoje que há uma panela de blogueiros sim, formada não por maldade, mas por necessidade. Neste artigo destrincho sua formação, seus problemas e suas consequências para a blogosfera, fundamentado por diversos estudos e estatísticas do OOMS Institute of Applied Statistical Research*.

Exemplo Prático:
Peguemos este post do Grande Líder da Silva. (o da Companhia, não o de Brasília).

No momento são quatro comentários (a resposta do GL não conta).

  1. Thalis
  2. Eu
  3. Jônatas
  4. Junior

Visitando o Thalis, temos logo no segundo post um comentário da Cris. Neste post do Jônatas, um comentário do Grande Líder. Neste outro, comentários do Thalis, do Grande Líder e do Bruno Alves. Vamos no blog do Bruno ver se há algum conhecido?

Primeiro Post: Gui Leite, está em todas. Segundo Post: Bruno Alves e Thalis.

Perceberam? Embora haja um contingente razoável de comentadores eventuais, na maoria dos blogs com conteúdo (miguxas não contam) os participantes são sempre os mesmos. Há outros, claro. Um mapa mais detalhado mostraria, segundo estimativas do instituto OOMS, aproximadamente 40 blogueiros A-List comentando entre si.

Isso é segregação, uma sociedade secreta, uma espécie de maçonaria ou Priorado do Sião? (tenho medo do que o AdSense vai trazer lendo isso) Ou é fruto da incapacidade humana de abraçar o mundo com as pernas?

Vejamos um gráfico explicativo:

Tempo x Blogs
grafico1.jpg

O tempo disponível para ler blogs é uma quantidade finita, com um total equivalente a 24h/dia. A quantidade de blogs bons disponíveis, mesmo com alguns falecimentos, tende a aumentar. Assim, quanto mais blogs você acompanhar (em azul) menos tempo terá disponível para acrescentar novos blogs, pois ficará sem tempo livre (em roxo).

Nem eu consigo acompanhar blogs 24h/dia, e pessoas normais que não vivem na Matrix sofrem mais, pois o blog precisa competir com atividades paralelas, como trabalhar, ir ao banheiro, fazer sexo, comprar comida pro gato, tirar sujeira do umbigo, descobrir quem são essas pessoinhas andando pela casa e te chamando de pai…

Assim, em uma vida relativamente normal temos:

Blogs em uma vida normal
grafico2.jpg

Em azul escuro, o tempo dedicado aos blogs. Em rosa o tempo dedicado a lazer (incluindo sexo, se você não for fã de Star Trek, Harry Potter ou Lost). Em amarelo, o tempo dedicado a trabalho. Incluindo o tempo gasto em trânsito.

O gráfico não fecha em 100% pois leva em conta blackouts, saídas para comprar cartucho de impressora e os seis minutos de sexo semanal se você for inglês. (no caso dos casados, esse valor não é adicionado ao campo lazer, entra como trabalho).

Quanto mais blogs, menos tempo disponível.

Como o blogueiro normal lida com isso?
Existem, dizem, alguns que vivem alimentados por tubos, vivendo em uma realidade virtual acompanhando tudo que acontecesse online, mas os outros acabam tendo que colocar limites. Isso significa que por mais blogs novos que apareçam, não queremos ler todos.

A propabilidade de um blog ser incluído na lista de feeds de um blogueiro obedece a diversos fatores:

  1. quantidade de feeds acompanhados
  2. qualidade dos 3 primeiros posts
  3. qualidade dos comentários
  4. precipitação volumétrica na ilha de Hvar, Croácia, em 16/5/1994

Um blogueiro iniciante avaliará se um blog merece ser acompanhado de forma bem menos criteriosa que um blogueiro veterano, com feeds saindo pelo ladrão. Também não se importará se os comentários são infestados de fanboys ou são de altíssimo nível, como os do blog do Reinaldo Azevedo. Também outra indicação de qualidade, a presença dos suspeitos de sempre nos comentários, não é percebida pelos novatos.

Pague para entrar, reze para sair
Do mesmo jeito que é difícil entrar na lista de feeds de um blogueiro A-List, é impossível sair. É muito, muito raro um blogueiro parar de acompanhar um feed. O resultado é que cada dia temos novos feeds a acompanhar, o tempo disponível é constante (ou se limita a 100%) e nossa única opção é limitar a aquisição de novos blogs.

Um blogueiro A-List tem a seguinte curva de aquisição de novos blogs:

Novos Blogs Adicionados
grafico3.jpg

Inicialmente o fluxo é constante, são links sugeridos, links de comentários, links encontrados em outros blogs. Depois, há uma fase de estagnação, onde um ou outro blog entra. Ao final temos uma lista de feeds RSS onde é virtualmente impossível entrar, não há tempo hábil para o blog novo ser devidamente acompanhado. Você só entra por alguma artimanha estatística.

É panela ou não?
Há controvérsias. Se você entende panela como aquele clubinho fechado, onde menina não entra, todos concordam o tempo todo e rezam pena mesma cartilha, não, não há. Há bastante discórdia, na blogosfera, o suficiente para manter o debate interessante, mesmo quando algum idiota não admite que eu não goste de Lost.

Já se você entende por panela os blogueiros A-List comentarem muito mais nos blogs uns dos outros do que em blogs iniciantes, isso é verdade. Nesse sentido existe. É complicado descobrir os novos blogs interessantes. Não há tempo hábil para sair clicando atrás de informação.

Darwin de novo
Como fazer então? Existe algum jeito de um blogueiro iniciante “aparecer”? Há espaço nessa blogosfera atulhada?

Allah Akbar, meu caro. Há sim. E é mais fácil do que você pensa. Sabe qual o segredo?

COMENTE.

Isso mesmo. Nada atiça mais a curiosidade de um blogueiro do que um comentário inteligente e bem-escrito. Não seja um “covarde anônimo”, assine suas palavras com seu nome E URL. Ninguém, em sã consciência falará:

Ei, que comentário interessante e inteligente, gostei do que esse sujeito escreveu. Estou com o ponteiro do mouse em cima, a um clique do site dele mas não vou clicar.

O que acontece é justamente o contrário. Um comentário inteligente é caminho certo para visitantes de qualidade. O resto, acontece naturalmente. E se seu blog for bom, por mais atulhado que o blogueiro esteja de tempo, vai dar um jeito de encaixar seu feed.

O que não fazer:
Isso é mais fácil. Vamos a uma listinha rápida de como se tornar persona non grata ou irrelevante:

  • Não peça links. Isso só se faz com quem você já conhece, mesmo assim para corrigir algum descuido,
  • Não use Miguchês e 1337 speak. Poucas coisas denotam mais falta de inteligência que um texto mal-escrito e cheio de dialetos artificiais.
  • Use RSS. Se seu blog não oferece feeds RSS, mude de blog. Sério. Há vários blogs bons morrendo por não possuirem feeds RSS. Nos tempos de hoje todo mundo acompanha blogs via RSS. Tenho 20.000 posts não-lidos só de hoje no meu leitor RSS. Se fosse abrir isso site-a-site estaria ferrado.

Conclusão:
A panela, conforme demonstrado, existe, caro blogueiro iniciante. A boa notícia é que a tampa está aberta.

* OOMS Institute – A sigla, como a regra, é clara: Out Of My Ass. de onde mais vocês acham que eu tiraria esses valores? Pesquisando?

Technorati : , ,



Compartilhe este artigo!