Eu não sou babá do Marinho, que dirá do Civita

Compartilhe este artigo!

ky

Está rolando um bafafá nos blogs e listas sobre a proposta Caracu que a editora Abril enviou para um número extremamente seleto de blogueiros e foi destrinchada neste post do Insanus. A proposta em si não tem nada demais. Se você considera nada demais ser convidado para uma sessão de sexo anal, colocando-se na posição do “receptor”. Ah, traga seu próprio K.Y.

Feita por uma “agência de estratégias interativas” que se diz “o primeiro hub de conhecimento estratégico interativo do Brasil”, o modelo da Abril Blogs é didático em como NÃO lidar lidar com blogs, como ter uma idéia errada de blogueiros e como NÃO definir sua relação com eles.

O texto da proposta é uma vergonha (obrigado pelo bordão, Bóris). Basicamente você tem que transferir seu blog para a estrutura/URL deles, não pode mais veicular publicidade (eles podem, e vão) e todo seu conteúdo passa a ser propriedade da Abril. Em troca você ganha eventuais destaques na home da Abril, incrivelmente acessada. Dizem, nunca fui lá.

Oferecem também várias promoções não especificadas, um coquetel para a Imprensa, acesso a informações de primeira mão (uau, vão baldar a Veja e nos dar o material suculento?) e até “workshops gratuitos com especialistas“. Muito obrigado, Abril. Tudo que eu queria era um especialista me explicando como fazer meu blog, todos deveriam se inscrever somente por isso…

Meu problema não é a parceria Caracu em si, mas o dano que isso vai causar levando desavisados deslumbrados que se acharão o Millor, só por estar em blogs.abril.com.br/~convidados/4432/temp/blog54545.asp (ou seja lá qual a url utilizada). Eles serão basicamente mão-de-obra gratuita, gerando conteúdo para a Abril e não recebendo NADA em troca. Gente, mídia social é uma coisa, senzala é outra.

Aí surge outro problema. Alguns, como o Tiago Cordeiro, não gostaram da reação da blogosfera. Ele argumenta que é um caso onde educar é melhor do que bater.

 

Os caras não sacam nada de mídias sociais. Botar a boca no trombone não vai ensiná-los a isso, só deixá-los com mais medo e fazer quem lá dentro acha que “isso de blog é babaquice” impeça novos projetos. (…)

isso prejudica a gente.. A Abril poderia trazer anunciantes, mais credibilidade, audiência e um monte de coisa. Ninguém vai deixar de fazer blog por isso, mas poderíamos crescer. Além disso, quantos anunciantes e empresas acompanham oq a Abril faz? Imagina isso virando notícia.

Normalmente eu concordaria, mas depois que a Abril fez um Seminário de Redes Sociais, depois que eles têm acesso a todos os blogueiros, depois que ninguém que conheço negaria uma mini-consultoria (mesmo gratuita) sobre o projeto, vejo que a Abril NÃO quer ouvir blogs. Ela NÃO está tratando os blogs como parceiros. Estão fazendo algo diametralmente oposto ao Yahoo! Posts.

Respondi ao Tiago que estou cansado de ser babá de megacorporações. Eu não tenho tempo. A Abril tem milhares de funcionários, dinheiro a rodo e pode perfeitamente contratar uma consultoria decente, passar um ano estudando uma mídia, chamar o Edney pra tomar um chopp e dar umas dicas. Se não querem, problema. Eu passo a bola. Não vou ensinar algo a quem tem certeza de que já sabe tudo.

Disse ao Tiago e repito: Nós NÃO precisamos deles. Outros grupos estão investindo em blogs, o próprio Estadão tem mudado sua postura, a Folha outro dia linkou o Jonny Ken em uma matéria que não tinha nada a ver com blogs, monetização e post pago, e por aí vai. Blogs são são o ó do borogodó, blogs são uma mídia muito pessoal que pode ser extremamente útil. Os bons jornalistas hoje contam com muitos amigos blogueiros que dão dicas bem ágeis, sobre assuntos bem mais diversos do que descobrir quem espalhou o boato de que a Mirian Bottan está grávida. (r: eu). Hoje eu já não escuto “ah, mas é em blog” quando repasso uma informação solicitada.

As mentes estão mudando, mas as empresas não. Como muito bem disse o Rodrigo Fante:

No caso do Cardoso eh normal, um cara te ofende voce resolve com ele.

Quando envolve empresa normalmente eu espalho a merda para todo mundo saber como funciona a tal empresa.

Exemplo do rolo do Terra e o Daniel do Fisico Maluco

Empresa só tem um jeito de educar, melando a imagem para seus consumidores.

Triste mas é verdade. Tanto que o Daniel resolveu seu caso com o Terra graças ao post-no-ventilador. A Abril errou? Errou feio. Já percebeu que errou? Aposto que sim. Vai mudar? Não, tanto que continuam publicando mensagens dizendo que o serviço está bombando, etc, etc.

Vai dar certo?

Não. Prestígio não se transfere assim, ainda mais pra blogs. Tratar o blogueiro como mão-de-obra gratuita e fornecedor de conteúdo é uma postura digna da Revolução Industrial, e assim que os blogueiros conseguirem um mínimo de destaque perceberão as linhas miúdas e não acharão graça nenhuma em não ser dono do próprio texto.

Portanto, Tiago, eu não estou preocupado em ensinar a Abril. Quero mais que Darwin cuide deles. Acho que temos que ensinar é esses blogueiros novatos, explicando o porquê da proposta ser totalmente Caracu (indecente é a Demi Moore cobrar caro pra dar pra você, isso eu ainda aceito) e como eles podem conseguir muito mais destaque, respeito e leitores sem vender a alma, o corpo e o texto. Um bom início é mandar para eles a cartilha que a Nospheratt fez ensinando tudo de essencial sobre a Arte dos Blogs.

Pensando bem mesmo, não custa nada. Mandem pra Abril também.



Compartilhe este artigo!