Os Plugins Secretos do Contraditorium

Compartilhe este artigo!

Atendendo a pedidos, fiz uma lista dos plugins utilizados no Contraditorium. Lembro que o site está hospedado no Bluehost, rodando WordPress como plataforma de publicação. No momento não há nenhum plugin desenvolvido por mim no ar; toda a funcionalidade aqui pode ser perfeitamente replicada, utilizando-se os programas descritos no decorrer deste post. 

Vamos aos plugins. Para chegar no site oficial de cada um, basta clicar no nome. 

Akismet

É o caminho a verdade, a luz e a vida. É o melhor plugin antispam para WordPress e Movable Type. Ele elimina virtualmente todos os comentários de SPAM com anúncios de remédios, casinos e sites de sacanagem. Nenhum blog com mais de 50 visitas / dia pode viver sem o Akismet. Mais detalhes e um review completo aqui.

Dunstan-stype error page

Principalmente quando mudamos os permalinks, os usuários qhe chegam via sites de busca caem em uma página de erro. Este plugin permite que você forneça muito mais informações nessa página, como lista de arquivos recentes, categorias, etc. Veja um exemplo clicando aqui. E sim, eu sei, preciso ajustar o layout

Bad Behaviour

Este plugin é um parceiro excelente para o Akismet, bloqueando a maior parte dos SPAMs antes que eles cheguem ao formulário de envio de comentários. É um daqueles plugins que a gente esquece que existe, embora a vida sem ele seja bem ruim.

 

Crawl page

Este plugin gera uma página simples, .html, com todos os links e páginas do site, uma espécie de sitemap simplificado, bom para ser acessado via dispositivos móveis. Os sites de busca também gostam desse tipo de página. Veja a minha aqui. nota: O site original não lista mais o plugin, só um monte de spams sobre AdSense.

 

Dagon Design Sitemap Generator

Todos os artigos de seu site, organizados por categoria, página, etc. Muitas opções, podendo organizar os posts por categoria, ordem cronológica, exibir datas, número de comentários, etc. Facilidade de uso e o melhor estilo instale / configure / esqueça. Veja neste link o meu sitemap. Não confundir com os sitemaps do Google, outro plugin mostrado abaixo.

 

The Frame Buster

Como contei neste post aqui, um esperto estava colocando meu site dentro de um frame, enchendo de anúncios do buscapé ou coisa parecida e faturando em cima do meu conteúdo. Este plugin detecta se o site está sendo aberto dentro de um frame, e se for o caso remove o maldito. É um plugin essencial para qualquer um que teme ser roubado dessa forma.

Intouch

Preenche uma falha no WordPress, a ausência de uma ferramenta de comunicação. Este simples formulário monta um formulário de email no estilo “Fale Conosco”. Note que o Rei da Preguiça aqui linkou o Fale Conosco do Contraditorium para o do CarlosCardoso.com, afinal se o destinatário e o mesmo, para quê dois plugins? ;)

Less

Quando um post utiliza a opção <!–more–> do WordPress, que gera aquele link “continue lendo” e evita que sua página inicial tenha 8MB de tamanho, o WordPress mostra o post, depois de clicado, a partir do ponto do clique, comendo o início da matéria, seu cabeçalho e provavelmente seus banners. Isso é ruim. O plugin faz com que mesmo sendo clicando o “continue lendo”, o post seja exibido completa mas desde o início.

 

Lightbox Plugin

É um dos plugins mais elegantes que já vi, permite que uma imagem associada a um thumbnail, ao invés de ser carregada em uma nova janela do navegador, seja carregada em um iframe, sobre seu site, não desviando o foco do usuário. Veja um exemplo neste post aqui. Outra vantagem dele é que não é necessária nenhuma modificação no código-fonte relacionado com as imagens. 

Official Comments

Os visitantes assíduos devem ter reparado que meus comentários aparecem destacados dos comentários dos visitantes. Isso é bom para achar respostas “oficiais”, no meio das discussões. O plugin funciona de forma razoavelmente simples, só é preciso editar seu template incluindo uma linha, e em seguida mexer no CSS para criar o estilo da caixa de comentário oficial. Instruções detalhadas no site do plugin.

 

Related Posts

Esse aqui ajuda em uma área vital para todo blog, reciclar conteúdo antigo. Ao fazer uma pesquisa no banco de dados, ele gera uma lista de posts relacionados, que geralmente faz sentido, embora de vez em quando surja alguma pérola. A lista é perfeitamente customizável, incluindo seu tamanho.

 

Recents Posts

Algo que não faz sentido é lista na parte de Posts Recentes os mesmos artigos da página principal. Este plugin permite que você diga a partir de qual post ele deve começar a contar. Assim se você mostra seis posts na página principal, pode listar do sétimo em diante, otimizando seu espaço.

 

Marketingop.us SEO

Eu não tenho a visão messiânica que o Henrique às vezes demonstra sobre o assunto, mas reconheço que muitas técnicas de Search Engine Optimization, SEO, são válidas. Este plugin cumpre uma singela e útil função: Muda o título da página para o título do post E a categoria. Isso facilita a vida do usuário do Google. Normalmente as páginas do WordPress usam o nome do blog como título, o que não ajuda nada quando uma entrada é listada em uma busca do Google. Já o título E a categoria são bem mais informativos. Ah sim, este plugin precisa do Ultimate Tag Warrior,

Ultimate Tag Warrior

Que tal colocar tags para Flickr, Technorati, Del.icio.us e outros serviços, facilitar a indexação e busca de seu site, tudo isso sem muito trabalho? É o Ultimate Tag Warrior. Com farta documentação, é um projeto excelente.

 

StatTraq

O melhor gerenciador de estatísticas interno do WordPress, o StatTraq está abandonado, mas ainda funciona muito bem. Se alguém não pegar o projeto, logo eu mesmo irei fazer isso, dada sua objetividade e quantidade de informações. Veja neste link um demo funcional. Não é bonito, mas atende mesmo as necessidades de um maníaco por estatísticas como eu.

 

 

Google Sitemaps

O Google Sitemaps é uma ferramenta, parte dos recursos disponíveis pra webmasters, que recebe um arquivo XML com o mapa de conteúdo do site. Com isso seus dados são indexados de forma mais rápida e mais completa. O plugin permite que o sitemap seja compactado, o que diminúi o consumo de banda. O Google também é comunicado toda vez que novo conteúdo é adicionado. Para entender melhor os recursos, visite a área do Google para webmasters.

 

Admin DropDown menu

  Este plugin corta em 50% seus cliques no menu de administração do WordPress, ao criar uma segunda linha, via javascript. Assim, se eu quiser ver meus comentários, não preciso clicar em MANAGE (esperar carregar) e em seguida COMMENTS (esperar carregar). Ao passar o mouse sobre o link MANAGE, o menu mostrará na linha de baixo as opções disponíveis, como posts, pages e COMMENTS. Aí sim eu clico. Parece besteira mas o ganho de tempo é considerável;

 

Viewcount

É um plugin simples, que não utilizo no Contraditorium, somente no carloscardoso.com. Ele gera um número de quantos leitores únicos um artigo teve até o momento. Para diminuir a carga, só o coloquei na página inicial. Este plugin usa a tabela de estatísticas do StatTraq, o que já dá um belo refresco para o banco de dados.



Compartilhe este artigo!